Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um tiroteio ocorrido em um shopping na zona Oeste de Manaus causou momentos de tensão entre os frequentadores do local na noite desta quarta-feira, 1º/10. A vítima, identificada como Júlio César Santos das Chagas, de 34 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo em frente a uma loja do shopping e não resistiu aos ferimentos.
De acordo com testemunhas, o suspeito chegou ao local de moto e esperou que Júlio César saísse do carro. Quando a vítima estava em frente à loja, o atirador disparou contra ele. As primeiras informações indicam que o crime pode ter relação com um possível acerto de contas.
Uma vendedora da loja relatou que a arma usada era silenciosa, o que facilitou a ação do criminoso e aumentou o pânico entre as pessoas presentes, que tentaram se afastar rapidamente da área dos disparos.
Leia também: Bancário é preso por tentativa de homicídio após discussão em supermercado em Manaus
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram clientes e funcionários correndo desesperados logo após o tiroteio. Em outro registro, é possível ver a vítima caída no chão, já após os disparos. “Teve tiroteio aqui no shopping”, comentou uma cliente em um dos vídeos.
Seguranças do shopping prestaram os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o conduziu ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias. No entanto, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade hospitalar.
Investigação
Após o incidente, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) compareceram ao shopping para iniciar as investigações e apurar a dinâmica do crime.
De acordo com a PM, testemunhas relataram que a vítima havia saído de um táxi e, ao retornar para possivelmente pagar a corrida, foi surpreendida pelos criminosos. Em seguida, correu em direção ao shopping, mas acabou sendo baleada.
Segundo o delegado Ivo Martins, da Polícia Civil do Amazonas, aproximadamente quatro disparos atingiram Júlio César. “Agora, nossa prioridade é dar uma resposta à sociedade, prender os responsáveis e solucionar esse crime, para restaurar a sensação de segurança para todos”, afirmou o delegado.
Posicionamento do Shopping
Em nota divulgada à imprensa, o Shopping Ponta Negra classificou o ocorrido como “um fato isolado” e afirmou que está colaborando com as autoridades competentes. O shopping também reforçou seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos seus frequentadores, garantindo que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.
Posicionamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informou em nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que equipes da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) atendeu de forma conjunta e imediata a ocorrência e trabalham para identificar os autores do crime registrado na noite desta quarta-feira, 1/10, nas dependências de um centro de compras, localizado na zona oeste de Manaus.
O órgão destaca que as equipes das unidades destacadas contam com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência e da Polícia Científica e que ainda na noite dessa quarta-feira, 1/10, a Polícia Civil, por meio do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) ouviu testemunhas e familiares do homem que chegou a ser falecido mas faleceu em uma unidade de saúde na zona Oeste.
Imagens de câmera de seguramã estão sendo analisadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) com o apoio do Sistema Paredão e da Polícia Militar para identificar e prender os suspeitos.






