Redação Rios
COLÔMBIA – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu publicamente a declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do senador Marco Rubio, desafiando-os a tentar prendê-lo. A fala ocorre em meio à escalada de tensões na América Latina, após a captura de Nicolás Maduro.
Na madrugada de sábado, 3/1, os Estados Unidos anunciaram a prisão de Maduro e de sua esposa, afirmando que assumiriam temporariamente o controle do país até que fosse realizada uma “transição segura” de poder.
Leia também: Venezuela: como o país com as maiores reservas de petróleo do mundo se tornou o mais pobre da América do Sul
Segundo Trump, a ação tinha como objetivo garantir a reconstrução institucional e a retomada da democracia na Venezuela.
Em resposta, Petro adotou um tom firme e desafiador. “Se vocês querem me colocar na prisão, vamos ver se conseguem. Se querem me colocar no uniforme laranja, tentem. Essas pessoas não se ajoelham”, afirmou o presidente colombiano, sinalizando resistência a qualquer tentativa de pressão ou intervenção externa sobre líderes da região.












