Redação Rios
MANAUS (AM) – O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi autorizado a visitar Jair Bolsonaro (PL), pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente está detido na Sala de Estado Maior do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O ex-presidente cumpre a pena 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Moraes autorizou o encontro para a próxima quinta-feira, 22/1, com duração de até três horas, entre as 8h e as 11h, conforme as regras da unidade penitenciária.
Todas as visitas a Bolsonaro dependem de autorização de Moraes, que foi relator da ação em que o ex-presidente foi condenado pelo Supremo. As exceções são advogados, médicos e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que foram autorizados a se reunir com o ex-presidente sempre que necessário.
Leia mais: Bolsa Família supera número de empregos formais no AM e expõe desigualdade social, aponta economista
Cenário eleitoral
A visita será o primeiro encontro Tarcísio e Bolsonaro neste ano. Ambos estiveram juntos pela última vez em setembro do ano passado, quando o ex-presidente se encontrava em prisão domiciliar. Desde então, o antigo mandatário lançou seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), como pré-candidato à Presidência em seu lugar.
A expectativa agora é que Bolsonaro e Tarcísio rediscutam o cenário eleitoral após o movimento da família Bolsonaro. O governador é um dos mais cotados como representante da direita na corrida presidencial de outubro, sendo o candidato favorito de uma ampla ala de políticos conservadores.
Tarcísio, porém, ainda não lançou formalmente sua candidatura, dando a entender que, em vez disso, poderá concorrer à reeleição em São Paulo. A expectativa é que ele anuncie em breve se apostará na corrida presidencial ou se, como aliado do ex-presidente, anunciará apoio a Flávio Bolsonaro.
Pelo calendário eleitoral, os partidos têm até 5 de agosto para definir em convenções partidárias seus candidatos para as eleições de 2026, e até 15 de agosto para registrar as candidaturas. O primeiro turno de votação ocorrerá em 3 de outubro, enquanto o segundo está marcado para 31 de outubro, se houver.
*Com informações da Agência Brasil












