Kataryne Dias – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, deixou o Avante, partido do aliado e prefeito de Manaus, David Almeida, e oficializou sua filiação à Federação União Progressistas (Progressistas), da qual faz parte o governador Wilson Lima (União).
A decisão faz parte da estratégia para a disputa à reeleição ao governo do Estado nas eleições de 2026. O anúncio foi divulgado por meio das redes sociais do partido e de aliados políticos.
Além disso, o governador Wilson Lima integra a estratégia do grupo político e foi confirmado como candidato a uma vaga no Senado Federal pelo partido.
Leia também: PF encontra menções a Toffoli em celular de Vorcaro e pede suspeição de ministro
‘Redesenho estratégico’
Em declarações, Tadeu afirmou que a mudança partidária fazia parte de um “redesenho estratégico”, alinhado ao próprio Avante, visando uma nova etapa eleitoral. Enquanto isso, David Almeida (Avante) também vem sendo cotado para disputar o governo do Estado, embora ainda não tenha confirmado oficialmente sua candidatura.

Após o anúncio da filiação, internautas comentaram a decisão nas redes sociais. Entre as manifestações, destacaram-se frases como “David Almeida levando pernada igual faz com os outros“ e “Pernada à vista”, em referência à saída de Tadeu do Avante para o Progressistas.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a equipe do vice-governador Tadeu de Souza para mais esclarecimentos sobre a mudança de filiação, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.






