Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Considerado o esporte mais popular dos Estados Unidos, o futebol americano também vem conquistando espaço entre torcedores em Manaus. A final da temporada da National Football League (NFL), o Super Bowl LX, será disputada neste domingo, 3/2, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, e já mobiliza fãs do esporte na capital amazonense.
A decisão reúne Seattle Seahawks, campeão da Conferência Nacional (NFC), e New England Patriots, vencedor da Conferência Americana (AFC). O confronto, que movimenta milhões de espectadores em todo o mundo, também é aguardado com expectativa por torcedores locais que acompanham a liga há anos.
Entre eles está o manauara Moisees Bentes, que acompanha a NFL desde 1998 e destaca como o esporte, tradicionalmente norte-americano, ganhou adeptos em Manaus.
“Acompanho a NFL desde 1998, quando ganhei uma bola de futebol americano do meu pai e vi uma flâmula do Patriots. Essa final repete o cenário 11 anos após o Patriots se sagrar campeão em cima do Seahawks, em 2015. Com certeza será um jogo absurdo e, apesar de ser uma revanche que todos queriam ver, espero que o resultado se repita e que o Patriots conquiste o título”, diz o torcedor.

Já o torcedor e jogador Renan Leoncio afirma que também torce para o New England Patriots e destaca que, apesar das dificuldades enfrentadas pela equipe ao longo da temporada e do grande desafio, mantém a confiança na vitória. Segundo ele, o confronto promete ser equilibrado.
“Eu sei que a gente vai enfrentar o melhor time da liga, não tenho dúvida disso. Sei que o Patriots tem certas dificuldades, principalmente na linha de ataque. O nosso quarterback não é bem protegido e isso me preocupa, porque morro de medo que ele se machuque. Ele é uma estrela em potencial que está crescendo, além do nosso cornerback, que é o Gonzalez, que deve fazer um grande jogo”, afirmou torcedor.

Leia mais: Princesa do Solimões segura o Manaus, empata sem gols e avança à semifinal do Amazonense
Krícia Cavalcanti também acompanha os jogos e diz que para essa final deve assistir reunida com amigos e família, como uma pré-comemoração do seu aniversário.
“Geralmente assisto em casa com minha companheira e com amigos do flag, todos acompanhando, e nos reunimos para assistir algumas vezes. É uma festa em si, sem dúvidas é algo muito grandioso. Meu aniversário é na segunda-feira agora e eu vou comemorar com os amigos assistindo ao Super Bowl, aguardando mais uma vitória do Patriots!”, disse ela.

Final da NFL
No domingo, 8, às 20h30 (horário de Brasília), os holofotes do esporte mundial se voltam para o Super Bowl LX, a grande final da NFL, que coloca frente a frente Seattle Seahawks e New England Patriots.
As duas franquias já se enfrentaram na decisão da liga em 2015, quando os Patriots venceram por 28 a 24. O show do intervalo ficará a cargo do cantor porto-riquenho Bad Bunny, vencedor de seis prêmios Grammy.






