Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um soldado da Polícia Militar do Amazonas, identificado como Diego Nunes Cunha, de 37 anos, morreu nesta terça-feira, 2/9, após passar mal durante um campeonato de futebol da corporação realizado no Estádio Ismael Benigno (Colina), no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.
Segundo informações de testemunhas, o policial participava normalmente da partida quando começou a se sentir mal e desmaiou em campo. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi levado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu.
O torneio tinha como objetivo promover a integração e o espírito esportivo entre policiais militares.
Possível mal súbito
Ainda conforme relatos, a suspeita inicial é de que Diego possa ter sofrido um mal súbito, possivelmente agravado pelo calor intenso. Temperaturas elevadas aumentam a sobrecarga do organismo, elevando a frequência cardíaca e favorecendo quadros de exaustão ou colapso circulatório.
Nota de pesar
A Polícia Militar do Amazonas informou que as causas da morte ainda estão sendo investigadas. O caso é acompanhado pelo Serviço Social da corporação.
Em nota oficial, a PM manifestou solidariedade aos familiares e amigos do soldado.“Transmitimos nossos mais profundos sentimentos aos familiares e amigos, pedindo conforto a seus corações e forças para transformar a dor da perda em esperança.”
Nas redes sociais, a Força Tática da PM-AM também lamentou a morte do colega, destacando sua dedicação à profissão. “Profissional exemplar, altamente dedicado e querido por todos”, disse.
Exercícios intensos em altas temperaturas
Casos de colapso durante a prática esportiva em ambientes quentes têm sido registrados com frequência. O chamado golpe de calor ocorre quando há exposição excessiva ao calor associada à desidratação, especialmente durante exercícios intensos.
Além disso, condições cardíacas pré-existentes podem ser agravadas pelo esforço físico. Em 2024, por exemplo, o jogador uruguaio Juan Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca durante partida da Copa Libertadores, chamando atenção para os riscos ligados ao esforço esportivo em situações extremas.






