Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A entrega de 132 novas viaturas às forças de segurança, nesta quinta-feira, 4/12, virou palco para outra pauta, a cobrança por convocações dos aprovados nos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Durante o evento, o governador Wilson Lima (União Brasil) declarou que pretende chamar mais candidatos ainda este ano de 2025.
O Portal Rios de Notícias acompanhou o ato, que apresentou parte da nova frota de 789 veículos equipados com tecnologia do Sistema Paredão, do governo do Amazonas, que usa câmeras para monitorar e identificar atividades criminosas em tempo real.

Aprovados cobram promessa do governador
Paulo Machida, aprovado no concurso da PM e líder da comissão, disse que a conversa com o governador trouxe expectativa ao grupo. Segundo ele, Wilson Lima teria afirmado que trabalha para anunciar as novas convocações até dezembro, o que Machida resumiu como “um presente de Natal” aguardado pelos candidatos.
Ele lembra que o governo prometeu formar 1.000 profissionais em 2025, mas até agora apenas 620 foram convocados.
Wilson Lima admite intenção de chamar mais aprovados
Durante uma roda de conversa após a coletiva, o governador foi questionado por uma repórter do portal Estado Político sobre a falta de efetivo, principalmente no interior do estado. Ele respondeu que pretende realizar novas convocações.
“Sim. Estou conversando com o secretário de Segurança Pública para entender qual é o efetivo que nós conseguimos chamar esse ano, para que ano que vem eles comecem o processo de formação”, afirmou.
Wilson Lima também destacou que outros 500 candidatos já estão em fase final de preparação e devem ser formados para integrar a polícia militar em março de 2026.
Apesar das declarações, o governador não abordou o tema durante a coletiva oficial.
Governo ainda não enviou posicionamento oficial
A reportagem solicitou resposta formal ao Governo do Amazonas sobre a previsão de convocação dos aprovados. O espaço ainda segue aberto.












