Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
BRASÍLIA (DF) – O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo, 20/4, que segue internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, em fase de recuperação após nova cirurgia abdominal. Em nota publicada em seu perfil no Instagram, Bolsonaro agradeceu o apoio que tem recebido e disse estar com “pressão controlada” e apresentando uma “resposta clínica considerada positiva pelos médicos”.
Internado desde o último fim de semana, Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico de 12 horas no domingo anterior, 13, para tratar uma suboclusão intestinal — uma obstrução parcial no intestino causada por aderências formadas após as cirurgias que realizou desde a facada sofrida em 2018.
Segundo boletim médico divulgado neste domingo, ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ainda em jejum oral e sendo alimentado por via venosa. A equipe médica informa que Bolsonaro segue com sessões diárias e mais intensas de fisioterapia, além de cuidados com curativos e drenagens abdominais.
Na nota, ele escreveu:
“Sigo internado na UTI do Hospital DF Star, ainda em fase de recuperação após mais um procedimento cirúrgico. Tenho me mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos.
Por enquanto, ainda sigo sem alimentação oral, recebendo nutrição por via venosa, e realizando sessões diárias e mais acentuadas de fisioterapia para acelerar minha recuperação. A recomendação médica é de repouso absoluto, sem visitas, e ainda não há uma data definida para alta da UTI.
Hoje pela manhã retiraram o curativo na área dos pontos centrais para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen.
Agradeço imensamente a todos que têm enviado orações e mensagens de apoio. Elas fazem diferença.
— Brasília, 20 de abril de 2025
— Jair Bolsonaro”
Apesar da evolução clínica, Bolsonaro segue sem previsão de alta. Ele está sob observação contínua da equipe médica e em regime de repouso absoluto.






