Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O secretário-geral do Partido Liberal (PL) no Amazonas, Chico Preto, confirmou que o ex-ministro dos Transportes e Presidente Estadual do PL, Alfredo Nascimento deve ser candidato a deputado federal em 2026. A declaração foi feita durante entrevista, nesta segunda-feira, 18/8, ao quadro Jogo Limpo, do Jornal da Rios, na Rádio Rios FM 95,7.
Chico Preto destacou que a ausência de Alfredo no atual cenário político tem prejudicado o Amazonas, ressaltando sua experiência e peso dentro do PL.
“Alfredo Nascimento é um nome que faz falta nesse cenário”, afirmou. Em seguida, acrescentou: “Ah, mas eu não gosto do Alfredo. Tá bom, irmão, você não precisa gostar do Alfredo. Mas não considerar que ele tem uma experiência larga, muito grande… que nesse âmbito de Brasília, ele é um cara muito respeitado por conta do PL”, disse.
O dirigente também lembrou o papel de liderança exercido por Alfredo dentro da legenda nacional.
“Foi presidente nacional do partido e, hoje, votações importantes no Congresso se definem pelas bancadas, pela autoridade perante o partido. Depois do Waldemar Costa Neto [presidente nacional do PL], o Alfredo Nascimento é o cara dentro do PL Nacional”, disse, reforçando: “Abrir mão do Alfredo, me desculpa, é prejudicar o Amazonas”, concluiu.
Metas do PL para 2026
Na entrevista, Chico Preto também apresentou os objetivos do PL para as próximas eleições. Ele explicou que, assim como no futebol a meta é o gol, na política a busca é por mandatos.
“Na eleição do ano que vem, primeiro, a gente tem uma candidata ao governo. A professora Maria do Carmo é a nossa pré-candidata ao governo do Estado. E eu tenho certeza que ela será a primeira governadora do Amazonas”, afirmou.
O secretário também projetou avanços no Senado e na Câmara dos Deputados.
“Eu tenho a convicção de que o PL elege um senador da República. Esse senador chama-se Capitão Alberto Neto. Eu tenho certeza que o PL elegerá, pelo menos, dois deputados federais”, disse.
Segundo ele, a meta inclui ainda conquistar entre cinco e seis cadeiras na Assembleia Legislativa.
O objetivo, ressaltou, é fortalecer as pautas defendidas pelo partido: “O PL é um partido que defende causas. Você vê o PL muito forte debatendo Segurança Pública e também desenvolvimento econômico, geração de emprego e de renda”, declarou.
Salazar como puxador de votos
As declarações de secretário Chico Preto também reforçam os bastidores sobre a estratégia do PL para ampliar sua bancada federal. Com a saída de Capitão Alberto Neto da Câmara para disputar o Senado, o partido aposta no vereador Sargento Salazar como puxador de votos.
Salazar, que tem se destacado nas redes sociais e conquistado forte aceitação popular, seria peça-chave para aumentar a votação da legenda e, consequentemente, garantir o retorno de Alfredo Nascimento ao Congresso Nacional em 2026.






