Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Enquanto o prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), afirma que a cidade possui a “melhor saúde básica do Brasil” e que todas as unidades estão equipadas com medicamentos e infraestrutura adequados, a realidade parece ser bem diferente.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, localizada na rua Cravinho, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, um ar-condicionado sofreu um curto-circuito e pegou fogo nesta sexta-feira, 11/10.
Durante o incidente, os funcionários ficaram alarmados e um homem usou um balde de água para tentar conter as chamas.
De acordo com os servidores, há muito tempo eles alertam a Secretaria Municipal de Saúde sobre problemas na fiação elétrica daquela unidade, mas nenhuma providência foi tomada.
No dia 10 de julho deste ano, outra UBS, a Rayol dos Santos, situada no bairro São Jorge, na zona Oeste de Manaus, ficou alagada devido à chuva, situação registrada por pacientes que aguardavam atendimento no local. Os funcionários relataram que o problema era na calha, mas até agora não foi solucionado. Na ocasião, tanto os servidores quanto os pacientes pediam uma solução, pois a água descia do forro de forma intensa, inundando o ambiente.
Repercussão
Nas redes sociais, o incêndio no ar-condicionado da UBS Avelino Pereira gerou uma série de comentários. “Isso porque a estrutura da saúde básica está às mil maravilhas, segundo quem vocês sabem. Ele só fala que tudo está reformado e com novas construções, mas essa é a realidade. E ainda tem a questão primordial da falta de profissionais.”
“Nessas horas, e em muitas outras, os quase meio bilhão em publicidade que a prefeitura gastou e o restante roubado em obras superfaturadas fazem falta.” Outros internautas também mencionaram: “Além de afirmarem que a saúde está perfeita, estão mentindo ao dizer que têm funcionários, quando muitos que passaram no concurso público ainda aguardam convocação.” E ainda, “Se nas UBS não há dipirona, imagina se há extintores.”






