Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha confirmou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que será um dos vice-presidentes na chapa encabeçada por Samir Xaud, que concorrerá à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A candidatura foi protocolada nesse sábado, 18/5, marcando um momento inédito, onde a Região Norte poderá comandar a principal entidade do futebol nacional. A eleição está marcada para o dia 25 de maio de 2025, com chapa única.
“Trata-se de um momento de grande responsabilidade. A nossa união nesta chapa expressa o compromisso com a pacificação da entidade, com o resgate da estabilidade institucional e com a construção de um ambiente seguro e confiável para o crescimento sustentável do futebol brasileiro”, destacou Rozenha.
Leia também: CBF marca nova eleição para definir comando da entidade
FAF declara apoio
Ainda no sábado, a FAF havia tornado público seu apoio à candidatura de Samir Xaud, por meio de nota oficial assinada pelo presidente da entidade. O documento destaca que o momento é de renovação, equilíbrio e pacificação institucional.

“Faço uma escolha em defesa da governança, da pacificação institucional e da reafirmação do compromisso com o futebol amazonense e brasileiro”, declarou o presidente da Federação Amazonense de Futebol.
Afastamento de Ednaldo Rodrigues
A eleição acontece após o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no dia 15 de maio, após denúncias de falsificação de assinatura do vice-presidente Coronel Nunes em documentos que sustentavam o poder de Rodrigues dentro da confederação.

No mesmo dia do afastamento, 19 das 27 federações estaduais, incluindo a FAF, que o apoiaram em sua reeleição, assinaram um manifesto conjunto defendendo uma nova eleição e pedindo renovação na CBF.
“Além da estabilidade, o cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”, destacou o trecho.












