Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana (STTRCUR) anunciou, neste sábado, 4/1, a aprovação de uma greve geral por tempo indeterminado a partir da 0h01 da próxima quarta-feira, 8. A decisão foi tomada após assembleia realizada na última segunda-feira, 29.
De acordo com o sindicato, a paralisação será mantida caso as empresas de transporte não realizem o pagamento dos salários até o quinto dia útil, que neste mês cai na terça-feira, 7. A categoria afirma que os atrasos vêm se repetindo e prejudicando gravemente os trabalhadores.
“A greve é uma medida extrema, mas necessária, diante da falta de regularidade no cumprimento das obrigações salariais por parte das empresas”, informou a entidade por meio de nota.
O STTRCUR reforça que tem seguido todos os trâmites legais previstos na Lei de Greve, notificando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e as operadoras do sistema com antecedência.
O documento solicita que seja garantida a circulação de, pelo menos, 50% da frota de ônibus durante o período de paralisação, com o objetivo de minimizar os impactos à população.
“Estamos cumprindo a lei, respeitando os prazos e notificando todos os interessados com antecedência. Continuamos abertos ao diálogo e esperamos que o pagamento seja efetuado até o dia 7, para que a greve possa ser evitada”, diz o comunicado do sindicato.
Caso não haja acordo, a paralisação poderá afetar milhares de passageiros que dependem diariamente do transporte público em Manaus e na Região Metropolitana, a partir da madrugada de quarta-feira, 8.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS procurou o Sinetram para esclarecimentos sobre a situação e para saber o posicionamento do sindicato patronal, e aguarda retorno.






