Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O ator amazonense Adanilo vive um momento de consolidação profissional após participar de mais de 30 obras audiovisuais ao longo de 14 anos de carreira – uma marca inédita no Amazonas. Grande parte de seus trabalhos aborda temáticas amazônicas e indígenas.
Em entrevista exclusiva ao quadro “Rios Entrevista”, do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o artista destacou a importância de artistas locais protagonizarem narrativas sobre a região. Durante o bate-papo, Adanilo falou abertamente sobre os desafios enfrentados na carreira e os próximos passos profissionais.
“A maioria desses trabalhos envolve conteúdos amazônicos e indígenas. De alguma forma, acho importante que estejamos lá falando da gente. Quando se trata de Amazônia, é fundamental que sejamos os protagonistas”, ressaltou o ator.

Leia também: Rolê Rios chega a Novo Aripuanã e revela tradições, fé e a força cultural da Terra do Tucumã
Adanilo citou o filme Último Azul, vencedor do Urso de Prata, como um marco para o cinema produzido no Amazonas, especialmente pela presença majoritária de elenco e equipe locais. Segundo ele, a produção tem servido de referência em debates nacionais e deve inspirar futuras obras a seguirem o mesmo caminho de representatividade.
“A ideia é que a gente consiga expandir isso cada vez mais, que mais artistas sejam abraçados, que a nossa arte e o nosso trabalho sejam difundidos e que também possamos cuidar desse território”, afirmou.
Crescimento na internet


O artista também comentou o crescimento de sua visibilidade nas redes sociais e na publicidade, impulsionado pela forte conexão com sua identidade cultural. Segundo ele, marcas o procuram justamente por sua ligação com Manaus, com o bairro da Compensa e com a estética amazônica.
“Quando me procuram, querem o Adanilo nascido e criado no bairro da Compensa, em Manaus, no Amazonas. Quando pensam em falar sobre a Amazônia, as pessoas vêm me procurar”, disse.
Trabalhos na TV

Na televisão, Adanilo relembrou a repercussão de seus personagens em Renascer, no qual interpretou um papel já conhecido pelo público, e em Volta por Cima, onde incorporou elementos manauaras à construção do personagem. Ele destacou que sua trajetória no teatro, na direção e na escrita contribuiu para fortalecer a atuação artística no estado e defendeu maior valorização da produção local, ressaltando que ainda há muitos talentos pouco reconhecidos.
“É um desafio se manter como artista nesta cidade e neste estado. Acho que o caminho passa por valorizar a nossa terra e os artistas que existem aqui”, reforçou.
Próximos trabalhos
Entre os próximos trabalhos, Adanilo anunciou a estreia da terceira temporada da série Os Outros, do Globoplay, prevista para abril de 2026, além do filme O Tempo da Delicadeza e da peça A Yurikawa – Tempos Manaós, baseada em dramaturgia de sua autoria e inspirada na trajetória do líder manaó Ayurikaba.
Ao final, o artista agradeceu o apoio do público amazonense e reforçou a importância de ampliar o reconhecimento aos profissionais locais. “Que mais artistas sejam abraçados e que a gente consiga cuidar desse território, das pessoas e das crianças”, concluiu.












