Redação Rios
MANAUS (AM) – Com o tema “Outubro Rosa”, o programa Rios do Conhecimento reuniu na quarta-feira, 8/10, duas profissionais de saúde para tratar sobre os cuidados e prevenções que as mulheres devem ter.
As convidadas do programa foram as professoras e enfermeiras Edilene Duarte e Júlia Mônica, ambas com muita experiência em prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer, principalmente em mulheres.
“O diagnóstico precoce do câncer de mama tem até 95% de chance de cura, pode ser até 100% de chance. E para se chegar ao diagnóstico precoce é preciso percorrer o caminho da prevenção, que consiste em ir todo ano fazer meus exames preventivos e se algo for encontrado tem muita chance de cura”, explicou Edilene Duarte, que trabalha na Fundação Cecon.
Leia também: Influencers Frota e Karol Oliveira anunciam gravidez do primeiro filho
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. São estimados mais de 73 mil novos casos somente em 2025. Por isso, segundo as especialistas, a prevenção é o melhor caminho.
“Quando o Inca passa uma informação de 73 mil novos casos de câncer no Brasil, é como falo aos meus alunos, estamos falando em um número, mas que representam pessoas, mulheres, mães, filhas que estão adoecendo com esse tipo de doença agressiva que é a principal causa de morte no mundo em mulheres”, alertou Júlia Mônica.
Apresentado pelo jornalista e professor Rômulo Araújo, com o auxílio de alunos de jornalismo do Centro Universitário Fametro, o programa semanal vai ar na Rádio Rios FM 95,7 com transmissão simultânea pelo youtube da emissora.
Sobre o programa
O Rios do Conhecimento é exibido semanalmente às quartas-feiras, das 19h às 20h, pela Rádio Rios FM 95,7 e pelo canal da emissora no YouTube.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rede Rios de Comunicação e o curso de Jornalismo da Fametro, proporcionando aos universitários experiências práticas em comunicação e jornalismo, sob a supervisão de professores.












