Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O nível do Rio Negro voltou a encher nesta quarta-feira, 12/11, pela primeira vez depois de quatro meses ininterruptos de vazante na capital amazonense. Segundo dados de Porto de Manaus, o afluente está medindo 18,93 metros após subir três centímetros comparado ao dia anterior.
O rio voltou a encher após três dias estagnado em 18,90 metros. O fenômeno já indicava o início de um período comum durante a estiagem, conhecido popularmente como “repiquete”, em que o nível do rio oscila — seca, para, sobe e vice-versa — antes do início do processo de enchente ou vazante.
Leia mais: Rio Negro estagna pela primeira vez após quatro meses de vazante em Manaus
O Negro segue bem mais cheio do que no ano passado, quando registrou a maior seca da história, com 12,11 metros, no dia 10 de outubro. Neste ano, o Negro só estagnou um mês depois do que no ano anterior, mantendo uma média 6,79 metros acima.
Em 2025, o Rio Negro registrou uma cheia elevada, ultrapassando a cota de inundação e chegando aos 29,05 metros em 5 de julho. Após permanecer três dias estagnado, o nível começou a baixar em 9 de julho e manteve o processo de vazante até agora, quando voltou a encher.
Ainda não a definição clara por parte dos especialistas sobre o início do processo de enchente do Rio Negro. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS solicitou um posicionamento oficial do Serviço Geológico do Brasil (SGB) sobre o cenário hidrológico do afluente e aguarda retorno.












