Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após atingir a seca histórica de 12,11 metros neste ano, o Rio Negro voltou a subir, registrando um aumento de 19 centímetros em seis dias. Nesta sexta-feira, 18/10, o afluente alcançou 12,30 metros, de acordo com o Porto de Manaus.
Apesar do crescimento observado a partir da terceira semana de outubro, o nível do rio ainda está 40 centímetros abaixo do registrado na seca histórica de 2023, quando alcançou 12,70 metros.

Em 2024, a descida dos rios no Amazonas começou mais cedo do que o esperado, com a seca em Manaus tendo início em junho, um mês antes do habitual. Historicamente o fenômeno ocorre entre a última semana de junho e as primeiras semanas de julho.

Leia mais: Nível do Rio Negro continua subindo após seca histórica
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), embora o aumento recente seja positivo, ele não indica o fim da seca. O Rio Negro ainda apresenta uma desaceleração na descida, mas são necessárias chuvas consistentes e distribuídas tanto nas regiões de cabeceira quanto na parte central da bacia para uma recuperação completa dos níveis.
Com efeitos da estiagem, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por 180 dias e interditou a Praia da Ponta Negra, após o rio ultrapassar a cota mínima de segurança de 16 metros.












