Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Negro voltou a secar na capital amazonense, conforme dados divulgados pelo Porto de Manaus. Nesta quinta-feira, 15/1, o nível do rio marca 22,06 metros após o afluente apresentar descida de dois centímetros em comparação com o dia anterior.
Desde o começo de janeiro, o rio já apresentava reduções significativas em seu ritmo de subida, com média diária de 1 centímetro. Depois, o mesmo começou a passar dias estagnado, para que só depois voltasse a encher, em volume mais lento do que no ano passado.
Leia mais: Níveis dos rios Negro e Solimões permanecem estáveis em Manaus e Manacapuru, aponta SGB
O 1° Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas de 2026, divulgado em 6 de janeiro pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já apontava para um quadro de estabilidade do Rio Negro na capital amazonense, em razão das condições de chuva registradas semanas antes.
O SGB justificou que, apesar da desaceleração, os níveis de subida permaneciam dentro da normalidade para o período. Um dos fenômenos que pode explicar esta baixa do rio é o “repiquete”, em que o nível do rio oscila – seca, para, sobe e vice-versa.
“O que se observou em Manaus foi apenas o reflexo de um movimento de recessão pontual ocorrido no Alto Solimões a partir da segunda semana de dezembro. Na maior parte das estações, os níveis estão dentro do esperado para o período”, explicou o pesquisador Andre Martinelli, gerente de Hidrologia do SGB-AM à época.












