Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Rio Negro atingiu a cota de 27,61 metros nesta terça-feira, 19/8, em Manaus, conforme dados do 33º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Segundo o boletim, publicado semanalmente às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico, a bacia do Rio Negro apresenta queda consistente nos níveis dos rios monitorados.
Em São Gabriel da Cachoeira, o rio recua cerca de 4 centímetros por dia. Já nos municípios de Tapuruquara e Barcelos, a descida média diária é de 7 centímetros. Em Manaus, o processo de vazante segue com redução de 6 centímetros por dia.
Na bacia do Rio Solimões, o município de Tabatinga registrou uma cota de 5,22 metros, com recessão diária de 5 centímetros. Em Itapéua (AM), o nível está em 15,15 metros, com queda de 7 cm/dia. Já em Manacapuru, o nível chegou a 18,37 metros, com redução de 6 cm/dia.
O Rio Purus, em Beruri (AM), também segue em vazante, com queda diária de 6 centímetros, marcando atualmente 19,36 metros. Já o Rio Madeira, em Porto Velho (RO), está na cota de 4,65 metros, mas apresentou oscilações nas últimas semanas nas estações de Porto Velho e Humaitá.
Diferente das demais regiões, o Rio Branco ainda registra subida em Caracaraí (RR), com aumento médio de 6,85 centímetros na terça-feira. Em Boa Vista (RR), o nível chegou a 5,19 metros, após uma redução acumulada de 35 centímetros nos últimos três dias, o que ainda se mantém dentro da faixa de normalidade para o período.






