Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Atlético Rio Negro Clube anunciou, nessa quinta-feira, 20/3, que não disputará a Série B do Campeonato Amazonense de 2025. Em comunicado assinado pelo presidente do Conselho Diretor, Washington Deneriaz, o Galo da Praça da Saudade não tentará o retorno à elite do Barezão em maio.
Segundo a diretoria do clube, a decisão foi tomada a fim de priorizar a recuperação judicial em andamento e planejar um retorno ao torneio em 2026. Vale ressaltar que a ausência do clube já era especulada desde a primeira reunião da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
“O Atlético Rio Negro vem informar aos seus Associados e Torcedores que, em decisão conjunta do Conselho Diretor, Conselho Deliberativo e Diretoria de Futebol, o Clube não irá participar do Campeonato Amazonense de Futebol – 2025 Série B. Entendemos a importância do futebol para o clube, mas o momento é de mantermos o foco na recuperação judicial do clube e retornarmos para o Campeonato em 2026“
Atlético Rio Negro
Leia também: Disputas dos playoffs do returno do Barezão são divulgados pela FAF
Na temporada passada, oito times disputaram a segunda divisão amazonense. Este ano, entre os clubes que enviaram representante para o campeonato, estão: CDC Manicoré, Clipper, Fast Clube, Holanda, Iranduba, Itacoatiara FC, Librade, Operário, Penarol, RB do Norte, Sul América, Unidos do Alvorada e Tarumã.
Com o encerramento das inscrições, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) deve divulgar em breve a lista oficial dos clubes participantes. Conforme o calendário da entidade e as definições do Conselho Técnico, a Série B está prevista para iniciar entre os dias 12 e 18 de maio, com decisão final entre 21 e 27 de julho.
Dificuldades financeiras
Não é segredo que o clube atravessa uma crise financeira nos últimos anos, sendo a desistência, mais um capítulo dramático de sua longa trajetória. No ano passado, o Galo foi rebaixado para a segunda divisão estadual pela sexta vez em sua história.
Ainda em 2022, o clube deu a volta por cima ao conquistar de forma invicta o título da Série B, mantendo seu retorno à elite do futebol estadual. No entanto, diante das últimas dificuldades financeiras, a diretoria decidiu agora focar na reestruturação do clube.












