Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Rede Rios de Comunicação dá início ao projeto Rios na Ilha, que integra o Portal e Jornal Rios de Notícias e a Rádio Rios FM para realizar a terceira cobertura jornalística e cultural consecutiva do Festival Folclórico de Parintins. A cobertura reforça o compromisso da Rede Rios com um jornalismo atento à valorização da cultura amazônica.
No portal e no jornal – com edições impressa e digital – a cobertura já acontece desde o início do ano, com as primeiras movimentações para o maior evento a céu aberto do mundo.
Já na rádio, que em breve chegará à ilha tupinambarana, a programação estreia no dia 1º de maio, com um programa que leva o nome do projeto indo ao ar todas as quintas-feiras, às 20h.
“A Rede Rios de Comunicação lança oficialmente o projeto Rios na Ilha, com o objetivo de oferecer mais uma vez uma cobertura ampla e em tempo real da maior manifestação cultural da Amazônia, levando aos ouvintes e leitores cada detalhe da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, com a credibilidade da equipe Rios”, afirmou a diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes.
Rios Na Ilha na Rios FM
Apresentado pela jornalista Camila Caetano, a programação na rádio promete mergulhar no universo do boi-bumbá com entrevistas exclusivas, participações de artistas, compositores, artesãos, itens oficiais e outros personagens que fazem a magia da festa acontecer.


“O Rios na Ilha tem a participação de grandes marcas e parceiros que estão com a gente desde o início e continuam acreditando no projeto”, ressaltou Camila Caetano, acrescentado que a proposta é levar ao público histórias que ultrapassam a arena, revelando os talentos e a tradição que movimentam a Ilha Tupinambarana.
“É muito gratificante ver novos nomes chegando a cada ano, confiando na nossa proposta. A gente faz uma entrega completa, não só na rádio, mas também no digital, com o Portal Rios de Notícias e o jornal impresso também. É o que chamamos de entrega 360. Cada detalhe é pensado: das vinhetas aos spots, dos testemunhais à presença digital. Tudo isso para garantir resultados reais para os nossos parceiros”, completou a apresentadora.
Rios na Ilha no Jornalismo Digital
A cobertura do Rios na Ilha vai além dos dias oficiais do festival. A Rede Rios já acompanha, ao longo do ano, as programações e movimentações dos bois-bumbás, mas, neste período, intensifica o trabalho com produções especiais, transmissões ao vivo, bastidores dos ensaios, preparação das galeras e dos itens tradicionais da festa.
A proposta, segundo a direção de jornalismo, é garantir conteúdo de qualidade, tanto em Manaus quanto diretamente de Parintins, para contar não apenas a história da arena, mas também a da cidade de Parintins, suas necessidades, desafios e o impacto social e econômico gerado pelo festival.
“Nosso planejamento envolve uma cobertura jornalística no período pré, durante e pós festival, com conteúdos multimídias em todas as plataformas onde a Rede Rios de Comunicação está, levando ao público a sensação de estar bem informado e imerso nesse que é um dos maiores festivais culturais do mundo”, explicou o diretor de Jornalismo do Portal Rios de Notícias, Rômulo Araújo.
Além disso, nesta edição, os repórteres Gabriel Lopes e Jéssica Lacerda assumem a missão de acompanhar, de perto, os dois bois que emocionam Parintins e o coração dos torcedores.

Gabriel será o responsável pela cobertura das novidades do boi Caprichoso, enquanto Jessica trará os bastidores e os destaques do boi Garantido. Azul e vermelho ganham vida no jornalismo feito com identidade local.












