Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Porto de Manaus – Roadway está com a infraestrutura precária, evidenciando-se um grande problema para a cidade, visto que é uma área que há alta rotatividade de pedestres, veículos de grande porte e cargas. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no local nesta quinta-feira, 4/4, e constatou a presença de vários buracos na via de acesso às embarcações.
Localizado à margem esquerda do Rio Negro, 13 km distante da confluência com o rio Solimões, a área portuária de Manaus constitui a mais relevante entrada para o Estado do Amazonas e uma força motriz para a economia.
Leia mais: Brasil ultrapassa mil mortes por dengue e se aproxima de recorde histórico
O espaço é o principal acesso de viajantes à capital amazonense, além de ser referência no transporte de mantimentos, e para a chegada das pessoas que vem e vão do Interior do Amazonas.
Durante a visita da equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS na área da plataforma, foi possível verificar que quem passa no local com algum veículo ou a pé, encontra uma série de buracos presentes no asfalto da via. Desta forma, principalmente os pedestres encontram dificuldades para transitar na lama.


O Roadway possui concessão privada. Para acessar o local, os pedestres pagam R$ 5, já para motoristas de carros e demais veículos, o valor cobrado é R$ 30.
Há aproximadamente três meses do 57º Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, já é possível registrar um grande fluxo de pessoas no local. A expectativa é que durante o período do evento esse número de pessoas aumente ainda mais.
Mudança na concessão?
Em março deste ano, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou a Revista VEJA, que estuda realizar uma nova concessão para o Porto de Manaus e a reestruturação de outros portos hidroviários da Amazônia Legal. “O Arco Norte é uma área estratégica para o desenvolvimento do país e para o escoamento da produção”, disse.
Em dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou durante uma reunião entre os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), que o novo Porto de Manaus está entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Veja a nota do Porto de Manaus na íntegra:
O Cais do Roadway é um cais flutuante e é utilizado somente para operações de embarque e desembarque de passageiros e, carga e descarga de mercadorias. O espaço não é utilizado como estacionamento. Para isso, o Porto já conta com um amplo local devidamente monitorado e seguro para todos os veículos.
Além disso, o recapeamento do asfalto no Cais do Roadway, bem como sua manutenção completa, é realizada de forma periódica, três vezes por ano, respeitando e levando em consideração o momento climático regional.
Vale ressaltar que, no cais não existe buracos e sim, pequenas falhas no asfalto, consideradas normais, uma vez que, a balsa é feita de ferro e apresenta falhas no recapeamento, sendo constantemente corrigidas.
O Porto de Manaus se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre as operações aqui realizadas.
*Com a colaboração de Keynes Breves






