Redação Rios
BRASIL – Na madrugada desta quarta-feira, 11/10, por volta das 4h da manhã, o primeiro avião enviado para resgatar os brasileiros em Israel chegou a Brasília. A aeronave, enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB), partiu de Tel Aviv às 12h (horário de Brasília) de terça-feira, 10/10, com 211 repatriados a bordo.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, outras cinco aeronaves estão previstas para serem enviadas até domingo, dia 15/10, com o objetivo de resgatar os brasileiros que ainda se encontram no país enquanto o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas continua na Faixa de Gaza e no território israelense. A segunda e a terceira aeronave já decolaram ainda na terça-feira.
Logo após o embarque dos repatriados, o governo divulgou um vídeo mostrando o primeiro avião já a caminho do Brasil, com os brasileiros em segurança.
A autorização do governo israelense para o envio de duas aeronaves do Brasil para o resgate dos cidadãos do país foi concedida na segunda-feira, dia 9/10. Vale ressaltar que a aeronave da FAB já se encontrava em Roma, na Itália, quando essa autorização foi concedida. O avião havia partido do Rio Grande do Norte no domingo.
O avião utilizado nessa operação de resgate é o KC-30, a maior aeronave da FAB, capaz de voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Segundo informações da Força Aérea Brasileira, outros dois aviões do mesmo modelo serão utilizados nessa missão em Israel, além de dois KC-390 e dois VC-2.
Segundo o Palácio do Itamaraty, mais de 2.000 brasileiros já procuraram as autoridades para obter informações e solicitar a repatriação. O Ministério das Relações Exteriores destacou que a Embaixada em Tel Aviv ainda está recebendo pedidos de brasileiros interessados em retornar ao país por meio de um formulário online.
Em nota oficial, o Ministério afirmou que a orientação é para que todos os brasileiros que possuam passagens aéreas ou condições de adquiri-las embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua operando normalmente.
No processo de repatriação, serão seguidos critérios de prioridade. Inicialmente, os residentes no Brasil que não possuem passagem aérea serão priorizados no retorno ao país.
As decolagens dos voos saindo de Tel Aviv e outras localidades do Oriente Médio com brasileiros resgatados devem ocorrer até esta quarta-feira, dia 12. A ideia é que os cidadãos sejam levados até os aeroportos pela manhã, evitando deslocamentos por terra durante a madrugada para garantir sua segurança e bem-estar durante todo o trajeto de retorno ao Brasil.
*Com informações da Agência Estado






