Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As especulações sobre a candidatura de Omar Aziz (PSD) ao Governo do Amazonas ganharam força após o presidente do PT no estado, deputado estadual Sinésio Campos, confirmar que o partido apoiará Omar nas eleições de 2026.
O presidente do PT também relembrou a participação do partido na eleição de 2022, quando indicou os suplentes de Omar Aziz para o Senado (Cheila Moreira, ex-vereadora de Itacoatiara, e João Pedro, ex-senador), além da vice na chapa de Eduardo Braga (MDB) ao governo, Anne Moura.
Desta vez, Sinésio foi direto ao afirmar que Omar Aziz será o candidato do partido ao governo em 2026. “Fizemos dois suplentes junto com o nosso senador Omar, que é o nosso candidato ao governo e já definimos isso aqui. Fizemos também, junto com o Eduardo, uma candidatura a vice governantes. Tudo isso é uma construção”, declarou o deputado em entrevista exclusiva ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Leia também: Presidente Lula pede comida de qualidade e barata
Questionado sobre a possibilidade de o PT lançar um candidato ao Senado, Sinésio afirmou que ainda não há definições, mas expressou o desejo de que a sigla tenha um nome próprio na disputa.
“Cena dos próximos capítulos. O PT ainda não colocou nada em pauta nesses dias. Eu gostaria e torço para que a gente tenha, como foi na última eleição“, declarou Sinésio logo após a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na segunda-feira, 3.
Arco de Aliança
A declaração indica a formação de um forte arco de alianças para a disputa ao governo em 2026, unindo o PSD de Omar Aziz e o MDB de Eduardo Braga – dois dos partidos com maior número de prefeitos no país e mais de 80 deputados federais, garantindo ampla verba partidária e tempo de TV e rádio.
Além disso, siglas de peso, como o PT com 69 deputados e apoio do presidente do país e o Avante, partido do prefeito David Almeida, que exerce grande influência local, também devem compor a coalizão.












