Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pela primeira vez desde a instalação dos radares de velocidade, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 14/1, uma ação educativa voltada à conscientização de motoristas na avenida Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.
A iniciativa, realizada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), distribuiu material educativo sobre os locais de instalação dos radares e orientou os condutores sobre boas práticas no trânsito.
Agentes do IMMU estiveram no local com cones de sinalização, explicando aos motoristas a importância do respeito às normas de trânsito e entregando folders com informações sobre os novos equipamentos.
Leia também: Família fica desabrigada após desabamento no Conjunto Canaranas II
Novos radares de fiscalização
A partir do mês de fevereiro, 34 novos radares começarão a operar em diferentes zonas de Manaus. Segundo o IMMU, os equipamentos contarão com detectores de eixo, voltados à fiscalização de veículos pesados, como caminhões e carretas.
Atualmente, a capital possui 27 radares em operação. Após testes e ajustes técnicos, os novos dispositivos entrarão em funcionamento em dez pontos estratégicos da cidade.
Os detectores de eixo identificam o tipo e o porte dos veículos, permitindo uma fiscalização mais precisa de caminhões e ônibus em áreas urbanas. A tecnologia visa reduzir riscos de acidentes, especialmente em corredores de grande fluxo e em locais com restrições para veículos pesados.
O projeto inclui ainda:
- 2 lombadas eletrônicas de 40 km/h, todos em locais estratégicos com histórico de ocorrências de trânsito.
- 15 novos pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho;
- 7 controladores de velocidade de 60 km/h;
*Com colaboração de Diana Rodrigues












