Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM)– A forte chuva que atingiu a capital amazonense nesta quinta-feira, 13/11, fez com que uma cratera aumentasse na rua Ládario, no conjunto Canaranas, zona Norte de Manaus.
Imagens registradas por moradores mostram que a abertura no solo se expandiu, obrigando parte da população a quebrar o muro dos fundos de uma casa para conseguir sair da área. Até o momento, não há registro de feridos.
“Minha casa está nessa situação, ninguém mais deixa a gente entrar, ninguém mais fala nada. O que vamos fazer? Nem deixam a gente entrar para pegar as nossas coisas. Peguei o que dava, pra onde eu vou agora?”, desabafou um dos moradores.
Moradores da área se mobilizaram para ajudar as famílias em risco a deixarem o local com segurança, já que há perigo de desabamento em casas vizinhas situadas na parte inferior do barranco.
A Defesa Civil informou que já enviou equipes para para ajudar as famílias em risco. Os danos e possíveis interdições serão avaliados após a operação de resgate.
“A área foi isolada, famílias em risco foram retiradas e receberam auxílio-aluguel para moradia temporária. O município segue monitorando o local e prestando suporte às famílias afetadas. Como parte da assistência emergencial, o auxílio-aluguel já foi disponibilizado para garantir moradia temporária às famílias atingidas”, informou a nota do órgão.
Veja o vídeo
Ocorrências das fortes chuvas
As fortes chuvas que atingiram Manaus também provocaram alagamentos na comunidade Fazendinha, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte da capital.
De acordo com os moradores, a água invadiu várias casas, e parte da encosta cedeu durante a tempestade. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o desespero da população diante da situação.

Segundo uma das moradoras, que registrou o vídeo, o barranco já apresentava risco de deslizamento há meses. Ela afirmou que a Defesa Civil de Manaus foi acionada anteriormente, mas teria informado que não havia necessidade de desocupação da área. “Olha como está a casa das pessoas”, relatou.












