Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A personal trainer Girlene Monteiro Gonçalves, de 47 anos, entrou para o seleto grupo das 10 mulheres mais fortes do mundo no Powerlifting, esporte que exige força máxima em movimentos como agachamento, supino e levantamento terra.
O título de campeã recordista mundial foi conquistado entre os dias 22 e 26 de outubro, durante o Campeonato Mundial de Powerlifting CPG 2025, que reuniu mais de mil atletas de 20 países, no Maria’s Camboriú, em Santa Catarina.


Na competição, Girlene conquistou a medalha de ouro no Power Biceps, estabelecendo um recorde mundial ao levantar 40 kg na barra. Na modalidade supino, ela ficou em 6º lugar, consolidando-se como uma das mulheres mais fortes do mundo na categoria até 56 kg.
“O Powerlifting é um esporte que exige muita força. Você tem três tentativas para levantar o máximo de carga em três movimentos básicos: agachamento, supino e levantamento terra. Me interessei pelo esporte quando acompanhei meu marido em uma competição e acabei me apaixonando”, contou Girlene ao Rios de Notícias.
A atleta amazonense pratica Powerlifting há quatro anos e teve um ano de destaque em 2025, participando de competições importantes como o Amazonense, a Taça Manaus, a seletiva do Mundial e o Mundial, conquistando títulos em todas e sendo campeã absoluta em algumas.
“Meu maior desafio é sempre me superar. Aos 47 anos, competir e vencer atletas mais jovens, principalmente em eventos internacionais, representando meu estado, é extremamente gratificante”, destacou.
Girlene treina em sua própria academia, além de outra unidade onde seu marido atua como treinador.

Powerlifting
O Powerlifting, ou Levantamentos Básicos, é um esporte de força no qual o atleta é avaliado pela soma do peso levantado em três modalidades: agachamento, supino e levantamento terra. A prática surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1960 e chegou ao Brasil na década seguinte.






