Redação Rios
MANAUS (AM) – Um carro de luxo, da marca Porsche, foi apreendido pela Polícia Federal na segunda-feira, 25/9. O veículo que estava escondido em uma oficina mecânica em Manaus pertence ao grupo criminoso envolvido no garimpo ilegal em terras indígenas.
Esse é o 12º veículo de luxo apreendido durante a Operação Emboabas, deflagrada na última quarta-feira, 20/9.
Dentro os carros capturados pela PF está uma BMW, uma Mercedes Benz, uma Range Rover Evoque, um Honda City, entre outros véiculos. Confira a lista completa.
Relembre o Caso
A Operação Emboabas, realizada na última quarta-feira, 20, resultou na prisão de um empresário considerado o maior contrabandista de ouro ilegal do país. Além disso, R$ 5,7 bilhões em bens foram bloqueados dos suspeitos.
A operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava na extração ilegal de ouro, com intuito de comercializá-lo tanto no mercado nacional quanto internacional. Essa organização criminosa de grande porte estava envolvida em fraudes na emissão de documentos que subsidiavam a extração do mineral.
Um dos principais alvos da operação, Brubeyk do Nascimento, conhecido como o maior contrabandista de ouro do Brasil, foi detido em um condomínio de luxo em Manaus na manhã da última quarta-feira.
Além disso, dados divulgados indicam que em 2022 foram exportados cerca de R$ 1 bilhão em ouro pela organização criminosa, correspondendo a uma extração de mais de duas toneladas do mineral. No entanto, essa atividade ilegal causou danos ambientais significativos e impactos ilegais no valor de mais de 5,6 bilhões de reais à União.
*Com informações da assessoria






