Redação Rios
AMAZONAS – A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, 20/1, integrantes de um grupo criminoso responsável por financiar e transportar drogas no Amazonas. A ação ocorreu durante a Operação Ruptura, que teve como alvo a estrutura logística e econômica ligada ao tráfico de entorpecentes no estado.
A operação é um desdobramento da Operação Linhagem, iniciada em 2023. As investigações apontaram a existência de uma ramificação independente de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com atuação nos municípios de Santo Antônio do Içá, Tonantins e Manaus.
Leia também: Amazonense retorna ao Brasil após quase dois anos combatendo na guerra da Ucrânia
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão em residências dos investigados. Os policiais apreenderam celulares, computadores, mídias digitais e documentos, que serão analisados para aprofundar as investigações.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo tinha funções bem definidas, incluindo a negociação de entorpecentes, a coordenação do transporte das drogas, o fornecimento do material ilícito e o uso de empresas de fachada para ocultar a origem dos recursos obtidos com o tráfico.
As apurações indicam que os investigados atuavam principalmente no tráfico de cocaína e maconha do tipo skunk, utilizando rotas fluviais e apoio local para viabilizar o transporte e a distribuição das drogas na região.
*Com informações da assessoria












