Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os blocos e as bandas que arrastam milhares de foliões pelas ruas de Manaus são responsáveis por grandes aglomerações, o que torna os brincantes mais vulneráveis a roubos, furtos e outros crimes durante o Carnaval. Esse cenário exige uma atenção redobrada, tanto por parte da população quanto das autoridades, para garantir a segurança de todos.
Neste sentido, o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Coronel Klinger Paiva, conversou com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS e compartilhou as principais recomendações para que a população aproveite o Carnaval na Floresta 2025 com mais segurança e sem imprevistos.
Operação Carnaval 2025
A “Operação Carnaval” já está em vigor, com o objetivo de garantir a segurança nos principais pontos de festividades de Manaus. O Coronel Paiva destacou a atuação das tropas da PMAM em grandes eventos como a Banda da Bica, a Banda da Difusora e a Banda do Boulevard, além do policiamento no Sambódromo.
“Já iniciamos o policiamento do Carnaval. Nossas equipes estão ativas em eventos de grande porte e agora também no Sambódromo, para garantir que todos possam se divertir com tranquilidade”, afirmou o comandante.
Consumo de álcool: atenção para evitar acidentes
Além do policiamento ostensivo, o comandante Paiva ressaltou a importância da moderação no consumo de bebidas alcoólicas. A recomendação visa reduzir os riscos de acidentes e furtos durante a festa.
“É fundamental que os foliões evitem o exagero no consumo de álcool. Isso não só previne acidentes, mas também ajuda a evitar que a população perca objetos pessoais, como celulares, documentos e carteiras”, alertou.
O que fazer em caso de furto ou roubo?
O Coronel Klinger também deu orientações claras sobre o que fazer caso o folião seja vítima de furto ou roubo durante a folia. O procedimento recomendado é acionar a Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190 ou, caso preferir, fazer a denúncia pelo número 181.
“Em caso de furto ou roubo, a orientação é procurar os policiais de plantão ou as delegacias de pronto atendimento nas proximidades. Estamos preparados para orientar e atender a população de forma eficiente. A principal dica é manter a calma e procurar ajuda policial o mais rápido possível”, afirmou a autoridade.
*Com colaboração de Lauris Rocha












