Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou por meio de nota, neste domingo, 23/11, que instaurou inquérito para apurar a pane na roda-gigante instalada no Complexo Turístico da Ponta Negra, após um travamento do equipamento neste sábado, 22, que deixou visitantes presos nas cabines.
A corporação confirmou que o ex-vereador Amauri Gomes (União) permanece como investigado e que perícias técnicas serão requisitadas na segunda-feira, 24, para esclarecer, de forma definitiva, a causa da falha elétrica no brinquedo.
“No curso das investigações, já foram realizadas oitivas de testemunhas presenciais, dos responsáveis pelo equipamento envolvido, bem como de representantes da Prefeitura. O ex-vereador permanece na condição de investigado pelos crimes de falsa comunicação de crime e por expor a perigo a vida ou a saúde de outrem.”
A PC-AM destacou ainda que vai requisitar análises técnicas da Amazonas Energia. “Na próxima segunda-feira, serão requisitadas as perícias técnicas […] com o objetivo de esclarecer tecnicamente os fatos alegados. A conclusão do inquérito será encaminhada à Justiça dentro do prazo legal”, diz a nota.
Segundo a instituição, após a conclusão dessas análises, serão adotadas “as providências cabíveis, incluindo os devidos indiciamentos”. As declarações reforçam o que o delegado Ivo Martins, do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) já havia antecipado nessa noite, ainda no local da ocorrência.
Segundo ele, a pane teria acontecido após uma intervenção feita no sistema elétrico do equipamento. “A roda-gigante só parou depois que ele veio pra cá fazer a intervenção dele”, afirmou o delegado sobre o vereador.
Martins também explicou que a roda-gigante é alimentada pela mesma subestação que abastece os permissionários da Ponta Negra. “Mexeram na caixa de fiação e agora a gente precisa comprovar esses fatos”, disse.
O episódio começou ainda durante a tarde do sábado, quando o vereador esteve na estrutura para questionar o funcionamento da instalação elétrica.
À noite, a roda-gigante travou com usuários dentro das cabines, o que gerou tumulto e mobilizou equipes de manutenção. O prefeito David Almeida (Avante) também foi ao local e acompanhou a situação, em meio a um clima de acusações entre os dois políticos.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS já aguarda retorno da Amazonas Energia sobre eventuais registros de oscilação da energia elétrica na área e sobre os procedimentos adotados pela concessionária. O espaço segue aberto para manifestações.






