Facebook Instagram Youtube X-twitter

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

Facebook Instagram Youtube X-twitter
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais
Home Política

PL que proíbe crianças e adolescentes em Parada LGBTQIA+ gera polêmica

A reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS escutou as partes interessadas no assunto e um especialista

3 de setembro de 2023
em Política
Tempo de leitura: 9 min
LGBT-1

Comunidade durante Parada LGBTQIA+ (Divulgação)

FacebookTwitterWhatsapp
Vívian Oliveira – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – Na última segunda-feira, 28/8, a Central de Movimentos Populares do Amazonas (CMP/AM), vinculada ao Partido dos T|rabalhadores (PT), emitiu uma nota de repúdio nas redes sociais contra o Projeto de Lei Nº 588/2023, que propõe a proibição da participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Estado do Amazonas. A autoria do PL é do deputado estadual, Delegado Péricles (PL).

Como forma de ampliar o debate a respeito do direito à liberdade de expressão e não discriminação da comunidade LGBTI+, a reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS escutou as partes interessadas no assunto e também consultou um especialista, estudioso no tema, que explicou a constitucionalidade do projeto do parlamentar.

Em defesa da comunidade

Parada LGBTQIA+ movimenta diferentes comunidades de Manaus (Reprodução)

E como reforço a sua posição firme em defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAP+, em meio às tentativas de “criminalização e imoralização” da Parada do Orgulho no estado, a CMP/AM divulgou na sexta-feira, 1º/9, por meio de sua conta no Instagram, mais um comunicado.

APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias

“A CMP/AM entende que combater as diversas práticas de homofobia, se dá por meio das intervenções populares necessárias no seio da arena política brasileira, exemplo claro em que o Poder Legislativo Estadual (ALEAM) tenta criminalizar e imoralizar a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ no Estado, imputando ao evento estereótipos deletérios que corrompe a sociedade e destila ódio ao invés do amor”, trecho da nota divulgada pelo CMP/AM.

A nota de repúdio divulgada pela Central destaca a importância da Parada do Orgulho LGBTQIA+ como um espaço de visibilidade, celebração e reivindicação para a comunidade. O evento é realizado desde 2000 e representa um momento para a expressão da identidade, conscientização sobre os desafios enfrentados e fortalecimento da comunidade.

Entretanto, o Projeto de Lei Nº 588/2023, aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no último dia 23 de agosto, agora aguarda sanção do Governador do Estado, Wilson Lima.

A Central de Movimentos Populares e outros críticos do projeto alegam que a proibição de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+ é prejudicial. Eles argumentam que essa proibição nega às crianças a oportunidade de aprender sobre respeito, empatia e aceitação desde cedo.

Além disso, a entidade esperava que o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual o Deputado Sinésio Campos é presidente no Amazonas, defendesse suas pautas. No entanto, o partido não se manifestou em oposição ao projeto, desapontando muitos membros da comunidade LGBTQIA+.

A reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com o deputado, que alegou não estar presente no dia da votação do projeto e que nenhum membro da Central de Movimentos Populares o procurou para discutir o assunto.

O deputado também defende o direito das entidades de apresentar suas contribuições ao partido e afirma que a responsabilidade de vetar ou sancionar o projeto agora cabe ao Executivo.

“Eu, como presidente do partido, sempre deixei aberto o debate com algumas pautas e em nenhum momento me procurou ou ligou para saber a minha posição. Deixou para as redes sociais, somente dar foco politiqueiro a meu respeito. Eles deveriam pelo menos ouvir e saber do que se trata. No dia da votação dessa matéria eu não estava lá. Estão depreciando imagens. Eu sou uma pessoa pública e isso aí afeta a minha honra e a minha moral”, reclamou.  

O que diz o Projeto de Lei

A proposta proíbe a participação de crianças e adolescentes nos desfiles da Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Amazonas, exceto com autorização judicial de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O descumprimento dessa lei resultaria em multa de até R$ 10.000 por hora de exposição indevida das crianças e adolescentes.

“O projeto de lei de minha autoria visa proteger e não expor crianças e adolescentes a situações que vimos costumeiramente em eventos como esse. Os argumentos apresentados pelos movimentos não se sustentam, uma vez que não se quer proibir eventos dessa natureza, e sim não expor crianças a situações em que vimos de músicas impróprias e inadequadas, pessoas seminuas, insinuações de sexo, intolerância religiosa e outras manifestações não adequadas para a idade”, disse o autor do PL, deputado estadual Péricles.

pl-588-23 (1)Baixar

A proposta é constitucional? Especialista responde

Para Paulo Iotti, doutor em direito constitucional e diretor-presidente do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS), o principal ponto de discórdia em torno do projeto é a sua conformidade com os princípios constitucionais de liberdade de expressão e igualdade.

Ele argumenta que o projeto viola a liberdade de expressão da comunidade LGBTQIA+, a igualdade e não-discriminação, bem como o direito de pais e outros responsáveis de educar seus filhos de acordo com seus valores.

“A proposta classifica suas manifestações como supostamente tão contrárias a crianças e adolescentes que mesmo com pais, mães ou responsáveis não poderiam nem chegar perto delas. Cria proibições a uma manifestação por direitos e cidadania da população LGBTI+ que não se cria a outras. Além de ser algo arbitrário e inconstitucional, pois com a presença de responsáveis, a criança ou adolescente terá toda supervisão necessária para poder estar em quaisquer manifestações”, argumentou.

Outro ponto abordado por Iotti é a questão da dignidade humana das pessoas LGBTI+. Segundo ele, o projeto presume que suas manifestações são prejudiciais às crianças e adolescentes, generalizando comportamentos irreais ou supostamente prejudiciais, e contribui para estigmatizá-las.

“Atribui a elas condutas irreais que se consideram prejudiciais à formação das pessoas em desenvolvimento. A característica básica da desumanização é essa: generalizar todo um grupo social marginalizado a condutas praticadas de forma isolada por uma ou outra pessoa ou situações irreais que não ocorrem, mas se imputa àquele grupo por deturpações e fake news em geral”, explicou.

paulo-iotti
Paulo Iotti, doutor em direito constitucional e diretor-presidente do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS) contribuiu para o debate (Reprodução Internet)

Sob a ótica da importância da manifestação como um meio de luta por direitos e visibilidade da comunidade, o especialista acrescenta que a proibição viola o direito das crianças e adolescentes de conhecerem a diversidade humana de perto, com a supervisão de seus pais, mães ou responsáveis.

Além disso, ele enfatiza que a participação desses jovens na Parada é uma oportunidade para uma educação para a diversidade, promovendo o respeito à diversidade humana desde cedo.

“A presença destes jovens não representa qualquer ameaça à sua formação, mas sim uma chance de compreenderem a importância da igualdade e da não-discriminação na sociedade”, concluiu.

Tags: Aleamcmp amdelagado periclesparada lgbtqiapn+paulo iottiproibe criancapt amsinesio campos

Mais notícias

PASSARELA

Após pressão e denúncia, prefeitura promete reconstruir passarela pela terceira vez em Manaus

3 de fevereiro de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Após a repercussão da matéria que revelou a falta de orçamento...

maria-carmo-enamed

‘Velha política’ é desafiada: Maria do Carmo questiona adversários sobre hospitais e médicos

3 de fevereiro de 2026
0

Redação Rios MANAUS (AM) - A pré-candidata ao governo do Amazonas que mais cresce nas pesquisas de intenção de voto,...

fachada-prefeitura-manaus

Prefeitura de Manaus prorroga contrato com empresa que já foi alvo de investigação do MP-AM

3 de fevereiro de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura,...

Arthur Neto

Após problemas de saúde, Arthur Neto garante retorno à agenda pública

3 de fevereiro de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Após enfrentar um surto neurológico, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio...

Arthur Virgílio é internado em hospital no Rio de Janeiro após surto neurológico; Elizabeth Valeiko também passa por tratamento no rim

Arthur Virgílio é internado em hospital no Rio de Janeiro após surto neurológico; Elizabeth Valeiko também passa por tratamento no rim

2 de fevereiro de 2026
0

Elen Viana - Rios de Notícias MANAUS (AM) – O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (Republicanos), foi internado no...

De Olho no Poder: crescimento de Plínio Valério no interior ameaça Eduardo Braga na disputa ao Senado

De Olho no Poder: crescimento de Plínio Valério no interior ameaça Eduardo Braga na disputa ao Senado

2 de fevereiro de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias  MANAUS (AM) - A corrida pelas duas vagas ao Senado no Amazonas caminha para...

Facebook Instagram X-twitter Youtube
  • Sobre Nós
  • Faça sua denúncia
  • Participe do Nosso Grupo de Whatsapp

Anuncie Conosco

  • +55 (92) 3085-7464
  • comercialradio95.7fm@gmail.com
  • Av. Rio Madeira, 444 - Nossa Sra. das Graças
    Manaus-AM - CEP: 69053-030

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver mais resultados
  • Anuncie Conosco
  • Backup
  • Faça sua denúncia
  • Fale Conosco
  • Modelo categoria
  • Política de privacidade
  • Portal
  • Portal
  • Rede Rios App
  • RETROSPECTIVA 2023
  • RETROSPECTIVA 2024
  • Sobre Nós
  • teste

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.