Facebook Instagram Youtube X-twitter

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

Facebook Instagram Youtube X-twitter
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Especiais
Home Política

PL das ‘Fake News’: deputados amazonenses divergem sobre regulação de plataformas digitais

Quatro deputados da bancada federal do AM já anunciaram ser contrários ao PL

2 de maio de 2023
em Política
Tempo de leitura: 10 min
deputados federais do AM

Parlamentares se posicionam a respeito da PL das Fake News (Divulgação/Câmara dos Deputados)

FacebookTwitterWhatsapp
Gabriela Brasil – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – O Projeto de Lei nº 2630/20, também conhecido como ‘PL das Fake News’, foi proposto para votação nesta terça-feira, 2/5, na Câmara dos Deputados. No entanto, o cenário, que aparentava ser certo sobre a aprovação do projeto deu espaço a divergências em relação ao texto, que propõe fiscalizar e regulamentar as plataformas digitais e o conteúdo produzido dentro delas.

Quatro deputados da bancada federal do Amazonas já anunciaram ser contrários ao PL. Segundo os parlamentares, o texto é manobra do Governo Federal de minar a liberdade de expressão dos usuários na internet e para isso batizaram a proposta de ‘PL da Censura’.

“Até o final da tarde, o presidente Arthur Lira (PP-AL) deve consolidar uma posição para decidir se vota no dia de hoje”, disse o relator do Projeto de Lei, deputado Orlando Silva (PC do B-SP). A sessão do Plenário está marcada para as 18h. “Ainda estão em curso as negociações para a votação do projeto”, completou aos jornalistas na saída da residência oficial da Presidência da Câmara.

APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias

Com o crescente bloco de parlamentares contra a proposta, a oposição tentar embargar a votação. Já os defensores do projeto argumentam que ele é necessário para combater informações falsas e mensagens de ódio nas redes sociais.

Leia também: Campanha do Google sobre PL das Fake News é questionada pelo MPF

O motivo do apoio à defesa do PL ocorreu logo após a onda de violência em escolas de diversos Estados brasileiros. Conforme especialistas, fóruns em plataformas na internet teriam influenciado os crescentes casos de ataques em ambiente escolar.

O contexto deu força para a aprovação do requerimento de urgência na Câmara dos Deputados, em 25 de abril, quando 238 parlamentares votaram favoráveis, enquanto 192 foram contra.

O que diz a imprensa?

Uma das entidades que apoia a aprovação do PL 2630 é o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado Amazonas (SJP-AM). Ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, o presidente Wilson Reis assegurou que a entidade segue o mesmo posicionamento da Fenaj.

“A Federação Nacional dos Jornalistas e os Sindicatos no país defendem a proposta de regulação democrática das plataformas digitais”

Wilson Reis, presidente do SJP-AM

Em nota publicada nas redes sociais nesta terça-feira, 2/5, a Fenaj destacou que o projeto de lei cria “mecanismo de transparência” para combater a reprodução de “mentiras, desinformação e discursos de ódio”.

“Com o PL das Fake News, será possível ter um ambiente menos tóxico nas redes sociais. Atualmente, a maneira pela qual as plataformas distribuem conteúdos nas redes, faz com que o extremismo ganhe mais força. A PL 2630 não permitirá mais que a mentira circule livre na internet”, destaca a Fenaj.

O PL2630 cria um mecanismo de transparência para as plataformas pararem de reproduzir mentiras, desinformação e discursos de ódio. Com o PL das Fake News será possível ter um ambiente menos tóxico nas redes sociais. #PL2630Sim #InternetSegura #PLContraFake

— FENAJ (@FENAJoficial) May 2, 2023

Ao mesmo tempo, assim como a Fenaj, o Sindicato dos Jornalistas do Amazonas também defende um projeto separado sobre a remuneração do conteúdo jornalístico. “Também somos a favor da remuneração do conteúdo jornalístico, assunto que deveria ser tratado em projeto distinto”, diz trecho da nota.

Isso porque o artigo 32 do texto atual do PL define que a negociação sobre a remuneração fica restrita entre os grandes veículos de comunicação e as empresas das plataformas digitais. Nesse sentido, os próprios jornalistas e outros profissionais da comunicação estariam excluídos dos acordos.

“Portanto, somos a favor do artigo 32, desde que os recursos sejam direcionados aos jornalistas. Os trabalhadores são a força de trabalho por trás do conteúdo jornalístico. Queremos ser ouvidos e atendidos”, detalha o informe.

Bancada do Amazonas

Dos oito deputados federais que compõem a bancada federal do Amazonas, quatro são contra o Projeto de Lei das Fake News. São eles: Alberto Neto (PL), Silas Câmara (Republicanos), Adail Filho (Republicanos) e Fausto Júnior (União Brasil).

Nas redes sociais, o deputado federal Fausto Júnior declarou ser contra o PL 2630. Mesmo votando a favor da urgência do texto, ele justificou que seu objetivo era acelerar o andamento do projeto e “tirar de uma vez o projeto de pauta, sem demagogia e sem politicagem”.

“Eu quero antecipar que SOU CONTRA o Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/20), pois no meu ponto de vista, não atende os interesses da sociedade e pode implicar, do jeito que está, em censura. O combate a Fake News é necessário e importante, mas o projeto apresentado cria insegurança à liberdade de expressão”, ressaltou em uma publicação.

O deputado federal Alberto Neto votou contra a urgência do PL das Fake News. Também já anunciou que pretende dar voto contrário no PL 2630. À reportagem, o parlamentar criticou a votação acelerada para o requerimento de urgência. Também apontou como questão mais atenuante a possibilidade do PL de ferir a liberdade de expressão.

“Vamos derrubar esse projeto que é ruim para o país, para a liberdade de expressão, para a democracia, para os negócios, para o mais pobre e para a população. A rede social deixa o processo muito mais democrático. Não podemos destruir as redes sociais”, afirmou Alberto Neto.

Piada pronta

Outro deputado que é contra o PL é o parlamentar Silas Câmara, que destacou que o PL está “muito confuso”. Também criticou a ausência da Anatel como órgão mediador e regulador.

O deputado Adail Filho também declarou publicamente ser contra o PL das fake News. Ele defendeu a garantia da liberdade da expressão nas redes sociais.

“SOU CONTRA O PL DAS FAKE NEWS. É uma das principais pautas desta semana e agora eu posso finalmente dar o meu parecer sobre este assunto e afirmo que SOU CONTRA O PL 2630/20 ou PL das Fake News”, publicou.

Já o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PSD) é a favor do projeto e chamou o debate de “piada pronta“, pois a discussão em torno da proposta está contaminada de notícias falsas.

“Não há nenhuma medida de censura. A liberdade de expressão é instrumento da democracia e não arma contra a democracia, de manipulação de fatos e de destruição de reputações. Eu sou a favor porque ele regula sem retirar de ninguém a liberdade de opiniões políticas, o que não se confunde com liberdade de mentir sobre fatos“, argumentou Ramos.

Pontos polêmicos

A fiscalização sobre a aplicação da lei é um dos pontos de conflito pois, no texto antigo, uma entidade independente e autônoma, criada pelo Governo Federal, faria a fiscalização. Por pressão da oposição, a medida foi retorada retiraram o texto final do PL.

“Críticos ao projeto lançaram acusações equivocadas e sem fundamento de que isso (a nova entidade autônoma de supervisão) seria um órgão para dar poder ao governo de dizer o que é e o que não é verdade. Na proposta, essa autoridade teria autonomia e espaços em que diferentes setores poderiam participar das decisões importantes”, ressaltou, em nota, a Coalizão Direitos na Rede.

Outro ponto que gerou polêmica foi a imunidade parlamentar. Críticos apontam que o PL permite que parlamentares possam publicar conteúdos impróprios sem sofrer qualquer tipo de punição.

Tags: FENAJGooglePL das fake newssindicato jornalistas

Mais notícias

flavio-lula

Flávio Bolsonaro cresce e empata tecnicamente com Lula no segundo turno, aponta pesquisa

4 de fevereiro de 2026
0

Redação Rios BRASIL - O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) avançou nas intenções de voto...

PASSARELA

Após pressão e denúncia, prefeitura promete reconstruir passarela pela terceira vez em Manaus

3 de fevereiro de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Após a repercussão da matéria que revelou a falta de orçamento...

maria-carmo-enamed

‘Velha política’ é desafiada: Maria do Carmo questiona adversários sobre hospitais e médicos

3 de fevereiro de 2026
0

Redação Rios MANAUS (AM) - A pré-candidata ao governo do Amazonas que mais cresce nas pesquisas de intenção de voto,...

fachada-prefeitura-manaus

Prefeitura de Manaus prorroga contrato com empresa que já foi alvo de investigação do MP-AM

3 de fevereiro de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura,...

Arthur Neto

Após problemas de saúde, Arthur Neto garante retorno à agenda pública

3 de fevereiro de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Após enfrentar um surto neurológico, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio...

Arthur Virgílio é internado em hospital no Rio de Janeiro após surto neurológico; Elizabeth Valeiko também passa por tratamento no rim

Arthur Virgílio é internado em hospital no Rio de Janeiro após surto neurológico; Elizabeth Valeiko também passa por tratamento no rim

2 de fevereiro de 2026
0

Elen Viana - Rios de Notícias MANAUS (AM) – O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (Republicanos), foi internado no...

Facebook Instagram X-twitter Youtube
  • Sobre Nós
  • Faça sua denúncia
  • Participe do Nosso Grupo de Whatsapp

Anuncie Conosco

  • +55 (92) 3085-7464
  • comercialradio95.7fm@gmail.com
  • Av. Rio Madeira, 444 - Nossa Sra. das Graças
    Manaus-AM - CEP: 69053-030

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver mais resultados
  • Anuncie Conosco
  • Backup
  • Faça sua denúncia
  • Fale Conosco
  • Modelo categoria
  • Política de privacidade
  • Portal
  • Portal
  • Rede Rios App
  • RETROSPECTIVA 2023
  • RETROSPECTIVA 2024
  • Sobre Nós
  • teste

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.