Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – m vídeo gravado pelos pescadores Renner Maia e Aldenor Ribeiro, que viralizou nas redes sociais, mostra um gavião se alimentando de uma piranha oferecida pelos próprios pescadores após o animal ajudá-los a localizar cardumes na região dos Lagos do Macuricanã, próximo à comunidade Bom Sucesso, no Amazonas.
Nas imagens, os pescadores lançam uma piranha no rio para alimentar a ave como forma de retribuição. Segundo eles, a relação com o gavião é antiga, e o animal costuma indicar onde os peixes estão concentrados.
“E aí, com essa piranha, meu amigo? Vou dar uma merenda para o nosso parceiro. Cadê ele? Lá está ele, lá. Vai, parceiro! Mas repara, não vai mais errar. Ah, boiou. Vem o cara, vem o cara. Pegou, garoto! Lá vai o parceiro com a boinha dele, feliz da vida”, diz um dos pescadores no vídeo.
Os pescadores costumam compartilhar registros da rotina de pesca e afirmam que esse tipo de comportamento é comum da ave.
“Parceria entre homem e natureza. Ele mostra os cardumes e a gente retribui com a bóia. Nosso parceiro de pescaria”, afirmou o pescador Renner.












