Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Autoridades de saúde do Amazonas emitiram, nesta terça-feira, 30/12, um alerta para o aumento do risco de doenças respiratórias e da dengue, especialmente durante o período chuvoso.
Até o momento, o estado contabiliza 4.609 casos de dengue e 1.983 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados a vírus respiratórios.
Diante do cenário, a orientação é para que a população redobre os cuidados com a prevenção, mantendo a vacinação em dia contra Covid-19, Influenza, dengue e vírus sincicial respiratório (VSR), além de eliminar água parada, principal foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Prevenção
A recomendação também inclui hábitos simples de higiene, boa hidratação e atenção aos cuidados em ambientes fechados, medidas que ajudam a reduzir casos graves e evitam a sobrecarga do sistema de saúde.
Com as chuvas intensas, aumenta o acúmulo de água em recipientes como garrafas, pneus, calhas e caixas d’água, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, a população deve manter quintais e áreas externas sempre limpos e vistoriados.












