Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O PCdoB no Amazonas ingressou com uma ação na Justiça do Amazonas para impedir a concessão do Título de Cidadão Amazonense ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL).
O partido também confirmou que irá acionar a Justiça para derrubar o projeto de lei da deputada estadual Débora Menezes (PL), que propõe a concessão do título de cidadão amazonense ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
A ação questiona o projeto apresentado por Delegado Péricles, protocolado em fevereiro, que sugere a honraria com base no alinhamento do senador a “valores e anseios” de parte da população e em uma visita realizada ao Amazonas em 2020.
O texto também destaca a trajetória do senador como advogado, empresário e político. Atualmente, Flávio é pré-candidato à Presidência da República, já exerceu mandato como deputado estadual no Rio de Janeiro e presidiu comissão ligada à área de segurança pública.
Segundo o partido, a concessão de honrarias deve seguir critérios objetivos, e não apenas afinidades políticas. A legenda argumenta ainda que o senador possui histórico de pronunciamentos contrários à Zona Franca de Manaus, principal motor econômico da região.
Leia mais: TJAM suspende anulação de concurso da Câmara de Manaus para cargos de nível médio e superior
O PCdoB ressaltou que não aceitará o uso de honrarias do Estado para fins meramente ideológicos.
No caso de Nikolas Ferreira, a justificativa apresentada pela deputada Débora Menezes foca na atuação do parlamentar como “referência” para a direita e na defesa de pautas como família e liberdade.
A parlamentar citou ainda a visita de Nikolas a Manaus, em março de 2024, quando ele ministrou palestra no Centro de Convenções Vasco Vasques com o tema “O Cristão e a Política”.






