Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus e Caracas voltarão a ter voos internacionais diretos, operados pela Rutaca Airlines, fortalecendo a integração entre o Amazonas e a Venezuela e impulsionando o turismo regional. A nova rota foi anunciada nesta sexta-feira, 6/2, e resulta de articulações por meio da Amazonastur, em parceria com órgãos federais do turismo.
O voo inaugural será em 24 de fevereiro, com duas frequências semanais (quartas e domingos), ligando diretamente as duas capitais. Autoridades destacam que a retomada do voo contribui para o desenvolvimento econômico, amplia a conectividade aérea internacional e consolida Manaus como ponto estratégico.
Além de Caracas, os passageiros poderão fazer conexões para outros destinos venezuelanos, como a Isla Margarita, além de rotas internacionais já operadas pela companhia. Destino Amazonas
Dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, mostram que em 2025, foi intensificada a promoção do destino Amazonas em feiras nacionais e internacionais, além da realização de press trips e famtours, que trouxeram jornalistas e operadores de mercados estratégicos da Europa, América do Norte e América Latina.
Crescimento do turismo no AM
No fluxo internacional, o estado registrou 209.305 passageiros, crescimento de 103,15%. Com isso, a movimentação total no Aeroporto Internacional de Manaus alcançou 2.895.792 passageiros em 2025, alta de 9,85% em relação ao ano anterior. Desse total, 74.231 foram estrangeiros, crescimento de 40,55%.
A parceria entre Brasil e Venezuela destaca o crescimento do turismo no Amazonas, com aumento expressivo no número de passageiros internacionais e estrangeiros em 2025, reforçando a importância da nova ligação aérea para o setor.






