Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Mais de 150 salas de vacina estão disponíveis para a imunização contra a paralisia infantil, em Manaus. A campanha nacional de vacinação para evitar a poliomielite, voltada para crianças de 1 a 4 anos, começou nesta segunda-feira, 27/5, em todo território nacional.
Na capital amazonense, a meta é vacinar com a gotinha 121,6 mil crianças, o que representa 95% da população estimada de 128 mil meninos e meninas de 1 a 4 anos residentes nas áreas urbana e rural da cidade, conforme detalhou ao riosdenoticias.com.br, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.
“É extremamente importante que os pais ou responsáveis tragam as suas crianças, de 1 a 4 anos, para tomar a dose adicional da vacina da poliomielite, que é uma doença contagiosa, que causa sequelas de paralisia dos membros, de força muscular e tem prevenção sim, que é a vacina. É necessário que a gente imunize a criançada”, declarou a secretária.
Leia mais: Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais; confira
Também devem ser vacinados todos os bebês de 2 a 11 meses que estejam em atraso com o esquema vacinal recomendado para o primeiro ano de vida, ou seja, três doses com intervalo de 60 dias (aos 2, 4 e 6 meses).
“Essas vacinas ficam disponíveis o ano inteiro. Nós estamos em uma intensificação, que é uma campanha nacional que o Ministério da Saúde faz todo ano para essa dose adicional. […] O principal objetivo, além de proteger as crianças, é evitar que essa doença seja reintroduzida no nosso país”, explicou Shádia Fraxe.
Onde vacinar?
Para receber a vacina, a criança deve ser levada pelos pais ou responsáveis a uma das unidades da rede municipal de saúde, com um documento oficial de identificação, a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) ou o CPF.
Os endereços e horários de funcionamento das salas de vacina podem ser conferidos no site da Semsa. A Campanha Nacional de Imunização Contra a Poliomielite segue até o dia 13 de junho.






