Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O papa Leão 14 deve escolher, nos próximos meses, os novos líderes de quatro arquidioceses brasileiras. A expectativa é de que haja mudança em Manaus, onde o cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, está à frente, além de São Paulo, Aparecida (SP) e Rio de Janeiro.
Os atuais líderes dessas arquidioceses já completaram a idade máxima de 75 anos, determinada pelas regras da Igreja Católica para o cargo. Com as mudanças, Leão 14, que assumiu o pontificado em 8 de maio de 2025, poderá imprimir sua visão na alta hierarquia do país com mais católicos do mundo.
O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, ao completar a idade limite, apresentou sua carta de renúncia, conforme prevê o Código de Direito Canônico da Igreja Católica.
No entanto, ele recebeu o pedido do papa para continuar à frente da Igreja por mais dois anos. Em entrevista ao Portal Rios de Notícias, destacou que, durante esses seis anos à frente do clero, sente-se bem recebido por um povo muito acolhedor, embora os desafios sejam extensos.
“Eu estou apenas há seis anos aqui, eu agradeci ao papa pelos dois anos que ele me concedeu. Quem mais está recebendo sou eu e poder ajudar a consolidar a fé, poder ajudar a animar a fé, temos desafios em aprofundarmos a dimensão das nossas comunidades, mas toda a questão do meio ambiente, a necessidade de nós aprofundarmos.” disse ele.
Leia mais: Fé e reflexão marcam início da Quaresma na Catedral de Manaus
Amazônia no pontificado anterior
Vale ressaltar que a região amazônica foi alçada ao protagonismo nas discussões católicas sob o pontificado anterior, do papa Francisco (1937-2025).
Foi Francisco quem colocou Steiner para comandar Manaus no final de 2019, logo após o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, encontro ocorrido no Vaticano que trouxe os holofotes do cristianismo para as questões missionárias e ambientais da mais importante floresta do planeta.
Três anos mais tarde, o papa argentino o faria cardeal, em um gesto simbolicamente marcante, tornando-o o primeiro cardeal da Amazônia.






