Redação Rios de Notícias
VATICANO – O Papa Francisco fez, neste domingo, 6/4, sua primeira aparição pública desde que recebeu alta hospitalar há duas semanas, após enfrentar um grave quadro de pneumonia. O pontífice de 88 anos chegou à Praça de São Pedro em uma cadeira de rodas, utilizando uma cânula nasal para oxigênio, e foi aplaudido pela multidão presente.
Francisco não era visto desde o dia 23 de março, quando apareceu brevemente ao deixar o Hospital Gemelli, em Roma, onde permaneceu internado por mais de cinco semanas — a mais séria crise de saúde em seus 12 anos de papado.
Em um gesto não anunciado previamente, o Papa surgiu na praça pouco antes do meio-dia, no encerramento da missa do Ano Jubilar da Igreja Católica. Ao se aproximar do altar principal, sob o forte sol, acenou para os fiéis e fez uma breve saudação.
— Feliz domingo a todos. Muito obrigado — disse Francisco, com voz frágil, mas visivelmente emocionado.
Mesmo debilitado, o Papa sorriu amplamente ao cumprimentar a multidão. Sua fala, embora ainda débil, estava mais firme do que na breve aparição de 23 de março, quando teve dificuldades para se expressar.
Tradicionalmente, Francisco realiza a oração dominical ao meio-dia, na Praça de São Pedro. No entanto, ele estava ausente dessas celebrações desde o dia 9 de fevereiro, quando foi internado por conta de uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia dupla — condição grave, especialmente por seu histórico de saúde. Quando jovem, o pontífice teve pleurisia e precisou remover parte de um pulmão.
Segundo o chefe de sua equipe médica, a situação chegou a ser tão crítica que cogitou-se interromper o tratamento para que ele pudesse “morrer em paz”. A recuperação, portanto, foi considerada um verdadeiro milagre por seus médicos.
*Com informações da Agência Brasil












