Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os pajés dos bois Caprichoso e Garantido se destacaram, na noite deste sábado, 14/2, nos desfiles das escolas de samba de São Paulo neste Carnaval, levando para a avenida a força da tradição amazônica e a magia do Festival de Parintins, município do Amazonas.
Adriano Paketá, do Garantido, encantou o público pela Tom Maior, enquanto Erick Beltrão, do Caprichoso, brilhou na Gaviões da Fiel, mostrando toda a simbologia e energia da cultura indígena.
A Tom Maior trouxe para o Carnaval 2026 é “Chico Xavier: Nas entrelinhas da alma, as raízes do céu em Uberaba”. A escola paulistana homenageou o famoso médium brasileiro, celebrando sua trajetória, fé e a cidade mineira de Uberaba, com um desfile focado em espiritualidade e emoção.
Leia também: Isabelle Nogueira é destaque no desfile da Presidente Vargas no Sambódromo de Manaus
Paketá deu um show à parte como protagonista da comissão de frente da Tom Maior. A apresentação foi resultado do minucioso e talentoso trabalho assinado pelo coreógrafo Gandhi Tabosa, também do Boi Garantido.
Gaviões da Fiel
A Gaviões da Fiel apresentou o enredo “Vozes Ancestrais Para Um Novo Amanhã”, desenvolvido pelos carnavalescos Rayner Pereira e Júlio Poloni. O tema foca no pilar da Resistência Indígena: O desfile explora a luta e o legado dos povos originários em defesa da vida e da floresta.
O Pajé Erick Beltrão, do Caprichoso, veio na terceira alegoria dos Gaviões da Fiel, representando a luta contra Shawhara, a batalha espiritual contra os povos originários.
A participação dos pajés emocionou os espectadores e reforçou a importância de valorizar a ancestralidade e a riqueza cultural do Amazonas, conectando a tradição dos bois-bumbás aos grandes palcos do samba nacional.






