Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Pacientes do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus, estão enfrentando momentos de grande desconforto por conta de aparelhos de ar-condicionado estarem em manutenção. A situação tornou-se pública nesta terça-feira, 2/9, após vídeos divulgados em aplicativos de mensagem mostrarem a realidade dentro da unidade de saúde.
Nas imagens, pessoas aparecem deitadas em macas, suando e sendo abanadas pelos próprios acompanhantes. Em alguns trechos, é possível perceber um dos pacientes se abanando com a própria roupa hospitalar.
Leia também: MP pede suspensão de show de Zé Vaqueiro no AM por suspeita de sobrepreço
“Pessoal tudo se abanando aqui, não tem ar-condicionado. Olha como está essa calamidade no 28 de Agosto. Uma porcaria!”, desabafa um dos denunciantes que estava na unidade e gravou o momento.
Segundo os relatos, até pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sofrem com a falta de refrigeração, em um momento em que Manaus chega a registrar temperaturas de até 35 °C. em razão do verão amazônico.
O que diz a SES-AM
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que respondeu por meio de nota, que irá realizar manutenção no sistema de ar condicionado central da Unidade de Terapia Intensiva, com previsão de conclusão do serviço ainda hoje.
Segundo a Secretaria de Saúde, um plano de contigência foi acionado por meio de aparelhos de ar-condicionado tipo split, isso porque as elevadas temperaturas sazonais da região, podem comprometer os equipamentos, justicou no comunicado.
Leia a nota na íntegra:
“O Complexo Hospitalar Sul (CHS) informa que realiza manutenção no sistema de ar condicionado central da Unidade de Terapia Intensiva, com previsão de conclusão do serviço ainda hoje.
Enquanto isso, foi acionado plano de contingência por meio de aparelhos de ar-condicionado tipo split. Em razão das elevadas temperaturas sazonais da região, esses equipamentos podem apresentar limitações na refrigeração do ambiente.
O CHS reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança do ambiente hospitalar e permanece à disposição para averiguar prontamente qualquer ocorrência, assegurando o conforto e o bem-estar de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.”
SES-AM






