Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesta segunda-feira, 15/4, o Portal Rios de Notícias recebeu diversas denúncias sobre o Hospital e Pronto-Socorro Doutor Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, localizado na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. Os denunciantes afirmam que há pacientes em macas nos corredores, sentados com a perna quebrada em cadeiras de plástico, e que tem até gente deitada no chão do Hospital.
De acordo com as reclamações, as filas para atendimento são enormes, e os enfermos ficam todos misturados entre o politrauma, emergência e urgência.
Leia mais: Recomendações do MP garantem acesso dos usuários aos serviços da saúde no Amazonas
A situação da unidade hospitalar chamou atenção do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas – Coren/AM, que realizou na última terça-feira, 9/4, uma inspeção para averiguar uma denúncia encaminhada à autarquia sobre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Platão Araújo e conversar com os profissionais da saúde sobre a situação do HPS.
O objetivo da ação foi realizar uma inspeção e conversar com os profissionais da categoria sobre o trabalho desenvolvido na unidade. A ação foi coordenada pelo Departamento de Fiscalização do Coren/AM (Defis), na responsabilidade da enfermeira fiscal, Sabrina Teixeira.
A presidente da autarquia, enfermeira Maria Alex Sandra, destacou que a ação se faz necessária, visto que houve uma provocação para que a fiscalização fosse até o hospital averiguar todas as situações denunciadas e de forma educativa, conversar com os gestores sobre cada educação.
“A fiscalização do exercício profissional da Enfermagem é uma das atividades do Coren/AM e que serão realizadas em todo o ano e também por solicitações, para que cada profissional possa exercer seu trabalho em um ambiente adequado e podendo dar melhor qualidade no atendimento dos pacientes. Neste primeiro momento estamos indo às unidades com o intuito de educar e conscientizar, com sugestões de melhorias e não para autuar ou notificar.”
Ressaltou a presidente Maria Alex Sandra.
Para o conselheiro Júlio Cunha, que acompanhou a fiscalização, é muito importante que essas ações ocorram, pois assim conseguem ouvir os profissionais da enfermagem mais de perto e assim dar um olhar diferenciado a cada demanda.


Prioridade de atendimento
No portal do Hospital, consta o sistema de classificação de pacientes e o tempo de atendimento de acordo com cada situação. Desta forma, a setorização dos pacientes de acordo com a gravidade é por cores, conforme o Protocolo de Manchester:
- cor vermelha: emergência, atendimento imediato; cor laranja: muito urgente – atendimento o mais breve possível, em até 10 (dez) minutos;
- cor amarela: urgente, atendimento rápido, em até 50 (cinquenta) minutos;
- cor verde: pouco urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento no Serviço de Pronto-Atendimento próximo de sua residência;
- cor azul, não urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde próximo de sua residência.


Serviços
O HPS Platão Araújo oferece serviços de cirurgia geral, ortopedia, vascular, clínica médica, tomografia, ultrassom, enfermagem, radiologia, farmácia, fisioterapia, psicologia, exames laboratoriais, dentre outros.
A unidade está capacitada para realizar cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, bem como destinar leitos à cirurgia vascular e a pacientes portadores de diabetes melitus e acometidos por úlcera venosa e arterial (pé diabético, amputação de dedos, pés e pernas).
O Portal Rios de Notícias entrou em contato com Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) a fim de saber como estão os atendimentos e a ordem de prioridade. No entanto, não obteve respostas até a publicação desta matéria. Deste modo, o espaço segue aberto.






