Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A onça-pintada resgatada, na quarta-feira, 1º/10, após passar cerca de oito horas nadando à deriva no Rio Negro, deve voltar para a vida livre em cerca de um mês. O animal é um macho jovem, com idade estimada entre 3 e 4 anos, pesando 54 quilos.
A informação foi confirmada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS pelo biólogo Tenente Nonato Amaral, responsável pelo Zoológico do Tropical Hotel, onde o animal está recebendo os cuidados médicos até sua reintrodução à natureza.
O felino ganhou repercussão nacional nesta quinta-feira, 2, após ser encontrado ferido por um tiro de espingarda na cabeça. As radiografias mostraram 36 projéteis de chumbo espalhados pela região do pescoço da onça.
Leia também: Onça-pintada é resgatada exausta após nadar por horas no Rio Negro
Parte desses projéteis foi retirada em cirurgia de emergência, junto com um dente quebrado e lesões na língua e próximo ao olho. Segundo o biólogo, o animal chegou debilitado, mas apresenta sinais de recuperação.
“Nossa expectativa é que a onça volte para a vida livre. Vamos tratá-la dos ferimentos, em média de 30 a 40 dias, e depois fazer uma nova avaliação. Se tudo correr bem, ela será solta na mesma região onde foi encontrada”, destacou Amaral.


Ainda de acordo com o especialista, a prioridade é respeitar o tempo de recuperação e o bem-estar do felino, que segue em estado estável, mas ainda estressado, devido ao cansaço extremo.
O resgate mobilizou equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Animal, Batalhão Ambiental, Instituto Laiff, além de veterinários e voluntários.


Para o biólogo, o caso que viralizou nas redes, reforça a importância da preservação desse animal.“A onça-pintada é um símbolo da nossa Amazônia. É um orgulho ter esse animal entre nós, por isso devemos conservar e proteger nossa fauna”, afirmou.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS segue acompanhando a recuperação da onça-pintada e trará todas as atualizações em breve, até a sua reintrodução à natureza.
Vale destacar que o zoológico do Hotel Tropical, onde a onça está recebendo os últimos cuidados, abriga uma grande variedade de animais. Entre eles, espécies de macacos como os aranhas, além de araras-canindé, araras-piranga, caititus, cobras e até o famoso jacaré Jason.
Veja a reportagem:












