Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O filhote de onça-pintada chamado Golias foi transferido para o Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX), localizado no município de Corumbá de Goiás, no estado de Goiás.
Golias vivia como animal de estimação com uma família no município de Santo Antônio do Içá, a cerca de 880 quilômetros de Manaus. Antes da transferência, o animal estava sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que coordenou toda a logística do transporte até seu novo lar.

Nas redes sociais, o Instituto NEX comemorou a chegada do novo morador:
“A família NEX cresceu!!! Golias, seja muito bem-vindo ao Instituto NEX. Aqui, o nosso compromisso é com o bem-estar das onças, e com o Golias não será diferente. Essa ‘crionça’ terá uma vida muito feliz e repleta de amor, cuidados e carinho!”, publicou a instituição.
Segundo o ICMBio, o NEX foi escolhido como novo lar de Golias devido à sua longa experiência com grandes felinos. Com mais de 24 anos de atuação, a ONG acolhe atualmente cerca de 20 onças-pintadas. O processo de reabilitação de Golias será gradual, com um período de até dois anos para avaliar a possibilidade de soltura do animal na natureza.
“Aqui, ele poderá desenvolver suas atividades mais normais e seus comportamentos mais naturais”, informou o ICMBio.
A escolha do novo habitat foi fruto de uma decisão técnica conjunta entre o ICMBio e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap).
O espaço destinado a Golias no NEX conta com aproximadamente 150 metros quadrados — área equivalente a uma casa de três quartos — e oferece estrutura adequada para promover o bem-estar e o desenvolvimento do animal.






