Redação Rios
MANAUS (AM) – O senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Adail Filho (Republicanos) aparecem nas últimas posições entre os parlamentares do Amazonas no Ranking dos Políticos, iniciativa que avalia o desempenho de congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e se tornou referência na análise da atuação parlamentar.
A plataforma leva em consideração critérios como participação em votações que estimulam privilégios, presença efetiva no parlamento, uso de verbas públicas e eventuais processos judiciais por suspeitas de corrupção ou outros crimes. Cada parlamentar recebe uma nota de zero a dez.
Entre os sete dos oito deputados federais amazonenses avaliados, Adail Filho ocupa a última posição, com 3,64 pontos. Capitão Alberto Neto (PL) lidera o ranking, com 8,39 pontos. O deputado Silas Câmara (Republicanos) não consta na avaliação.

Leia mais: Na Assembleia de Deus, Omar Aziz recebe apoio de Braga e manda recado a David Almeida
Entre os três senadores do Amazonas, Omar Aziz aparece na última posição, com 5,22 pontos, impactado por três processos judiciais, sendo dois no Supremo Tribunal Federal (STF) e um no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Plínio Valério (PSDB) obteve 6,56 pontos, enquanto Eduardo Braga (MDB) lidera com 6,81. Na média geral, os senadores amazonenses ocupam a 17ª posição entre todos os estados, enquanto os deputados do estado aparecem em 7º lugar no ranking nacional.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com os gabinetes de Omar Aziz e Adail Filho para solicitar um posicionamento oficial sobre suas colocações no ranking e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.






