Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Projeto Wepainung – Proteção e Sustentabilidade da Terra Indígena Andirá-Marau tem uma série de ações programadas para este ano, entre elas as Olimpíadas Wepainung – Festival de Integração e Lazer, realizadas no município de Maués (AM), na região do Rio Marau.
O evento tem como principal objetivo promover o esporte, o lazer, a integração comunitária e o bem-estar social entre crianças e famílias indígenas Sateré-Mawé. Em sua edição realizada em dezembro de 2025, o festival reuniu mais de 350 participantes, fortalecendo os laços entre as comunidades da Terra Indígena Andirá-Marau.

Voltadas para crianças de 7 a 10 anos, as Olimpíadas contam com atividades esportivas e recreativas que valorizam a cultura local e a realidade amazônica. Entre as modalidades estão jogos tradicionais indígenas e esportes como pipisa, turuqui, natação, futsal, canoagem, cabo de guerra e corrida, todos adaptados ao cotidiano das comunidades ribeirinhas e indígenas da região.
Estrutura e integração
Na edição de 2025, as equipes foram organizadas por cores, com cada grupo representando uma escola indígena de diferentes comunidades. A dinâmica contribuiu para fortalecer o espírito coletivo, a convivência comunitária e a integração entre os territórios participantes.

As Olimpíadas Wepainung integram um conjunto mais amplo de ações do Projeto Wepainung, desenvolvido em parceria entre a Associação Centro de Sementes Nativas da Amazônia – Sementes da Amazônia e a Associação Wepainug. O projeto atua em frentes como conservação ambiental, geração de renda, fortalecimento cultural e inclusão social das comunidades indígenas Sateré-Mawé.
A iniciativa conta com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e se consolida como uma importante ferramenta de integração social, valorização cultural e fortalecimento comunitário indígena, dentro de uma proposta socioambiental de longo alcance.












