Júnior Almeida – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – A equipe de reportagem da Rede Rios de Comunicação flagrou nesta terça-feira, 24/6, falhas estruturais na orla de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, mesmo após a entrega recente das obras realizadas pela Prefeitura, na última quarta-feira, 18.
Nas imagens registradas, é possível ver rachaduras no asfalto, degraus quebrados, além de trechos com o solo visivelmente comprometido. O local em questão fica na rua Caetano Prestes, entre as praças Cristo Redentor e Judith Prestes – área conhecida popularmente como “Comunas”, uma das regiões mais movimentadas da Ilha.
Apesar da entrega oficial da obra, as condições observadas colocam em risco a segurança de moradores, comerciantes e turistas, principalmente neste período que antecede o Festival Folclórico de Parintins, quando o fluxo de embarcações e visitantes na cidade aumenta para o dobro da população estimada em cerca de 100 mil habitantes.



Leia também: Movimentação intensa marca o Porto de Manaus antes do 58º Festival de Parintins
Durante as gravações, também foi mostrada uma placa instalada no local, alertando para que nenhuma embarcação atraque na área.
À reportagem, o administrador Rodrigo Freitas, de 40 anos, questiona a qualidade da intervenção feita.
“Eu acredito que, por ser uma área turística, a orla de Parintins deveria ter sido entregue com muito mais qualidade. Foi feita às pressas. Poderia estar sendo usada para atracar barcos, mas ainda oferece muitos riscos. Dá pra ver que obra não foi bem finalizada. Outra crítica é que, ao longo de toda essa orla até o porto, não se encontra uma única lixeira.”
Rodrigo Freitas, administrador

A comerciante Suely Nunes, de 61 anos, vê sérios problemas que ainda não foram resolvidos. “A situação melhorou um pouco, mas ainda falta muito. A gente olha e percebe que ainda há perigo de desabar. Tem muita rachadura, é só prestar atenção. Para nossas vendas e para o turismo, o poder público precisa ter mais atenção a esses detalhes”, ponderou.
Historicamente, a região tem enfrentado desabamentos de muros pelo menos desde 2020. Na época, a Prefeitura de Parintins contratou emergencialmente a reconstrução da parte localizada na Praça Judith Prestes, com um custo de R$ 2,34 milhões. Porém, antes da entrega da obra, um novo desabamento ocorreu em dezembro de 2021.
Sem resposta
Em resposta ao Portal Rios de Notícias, o secretário de Obras de Parintins, Albano Albuquerque, afirmou que a Prefeitura do município monitora esse trecho e outros pontos previamente estabelecidos junto à Defesa Civil, Marinha e órgãos de controle.
“Estamos concluindo alguns serviços. Nesse trecho, temos restrição de embarcação com placas instaladas, de veículos com cancelas nas três entradas da orla. Na parte inferior, onde foram feitas as imagens, não está autorizada a entrada de pessoas. Já na rua, acima, a passagem está liberada para moradores e pedestres. A Prefeitura monitora esse trecho e outros pontos previamente estabelecidos junto à Defesa Civil, Marinha e órgãos de controle”, afirmou.
Veja a reportagem:
*Com colaboração de Diana Rodrigues












