Iris Fontenele – Rios de Noticias
MANAUS (AM) – O tradicional Festival Bon Odori, que homenageia os ancestrais japoneses, movimentou Manaus no último sábado, 16/8. Realizado em duas edições no Manaus Country Club, o evento reuniu famílias, admiradores da cultura nipônica e curiosos, com danças típicas, apresentações de taiko (tambores japoneses) e ampla variedade da culinária japonesa.
Originário do Japão, o Bon Odori é um festival budista que celebra a gratidão aos antepassados. Em Manaus, ganhou elementos locais e atraiu um público diversificado.
O espaço foi decorado com lanternas vermelhas e brancas, enquanto participantes vestiam yukatas (trajes tradicionais) e dançavam em círculos, convidando todos a se integrar à celebração.
Leia também: Batucada do Garantido comemora vitória do 33º título no Festival com itens oficiais em Manaus
Música e Gastronomia
Além das apresentações de grupos de taiko, a dança Bon Odori em torno da torre central foi destaque, ao som de músicas tradicionais como Tankou Bushi e Tokyo Ondo, mescladas a canções modernas.
A gastronomia também chamou atenção, com barracas oferecendo pratos como sushi, tempurá, yakissoba, takoyaki e ramen.
Expectativas para as próximas edições
Com o sucesso da edição, a organização — Associação Nippaku — já confirmou mais um Bon Odori ainda neste ano, em data a ser definida. A expectativa é de que o festival se consolide cada vez mais como tradição no calendário cultural da capital amazonense.
Internautas aprovam o Bon Odori em Manaus
O evento repercutiu nas redes sociais entre os internautas, com comentário positivos e negotivos. “Finalmente um rolê em Manaus que não é só banho de rio, adorei o clima do festival”, disse um internauta.
“Nunca imaginei que um evento gratuito pudesse ser tão incrível! comida deliciosa, música animada e todo mundo dançando junto”, comentou outro.
Entretanto uma das reclamações mais frequentes foi sobre o espaço e que ainda há falhas nas vendas de comidas, além do estacionamento lotado. “Deveria ter um espaço maior, assim teria menos fila”.












