Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os moradores da rua Conde, no Núcleo 23, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, estão vivendo em estado de alerta após parte da rua desabar no último dia 12 de maio. As fortes chuvas do fim de semana resultaram no desmoronamento de um muro de contenção, causando a abertura de uma cratera no fim da rua.
A equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS visitou o local no dia 13 de maio e ouviu relatos dos moradores que presenciaram o incidente. O desabamento trouxe uma onda de insegurança para quem reside nas proximidades. Na ocasião, muitos relataram que temem que novos deslizamentos possam prejudicar as casas ao redor.
Leia também: Fala Manaus: após muro desabar, cratera gera alerta para deslizamentos na Cidade Nova
Os moradores informaram que, aproximadamente um ano antes do desabamento, já haviam alertado a Defesa Civil e outros órgãos competentes sobre os riscos. Equipes foram ao local para avaliar a situação, mas nunca retornaram para realizar as obras de manutenção necessárias.
Cerca de uma semana depois, na segunda-feira, 21/5, a equipe de REPORTAGEM retornou ao local para verificar se alguma medida urgente de prevenção havia sido tomada. Até o momento, os moradores aguardam uma solução definitiva para evitar novos deslizamentos e garantir a segurança de todos na área.
Auxílio moradia
Segundo os residentes, após a primeira reportagem, o local foi interditado e equipes da Defesa Civil estiveram novamente no local, sugerindo um auxílio moradia para que deixassem suas casas. No entanto, nenhuma resolução para conter o deslizamento foi apresentada.
“Eles estiveram aqui no sábado [18/5] e falaram com os moradores mais próximos do barranco. Ofereceram aquele auxílio, se quisessem sair da moradia, mas somente isso. Não tem argumentação sobre o que vai ser feito, pois a cratera tá abrindo cada vez mais. Com esses dias de chuva, o barranco continua cedendo.”
Relatou Jorge, morador da rua onde aconteceu o deslizamento.
De acordo com Jorge, o valor oferecido para que as pessoas saíssem de suas casas era apenas R$ 300.
“Foi isso que ofereceram para as vizinhas, o auxílio moradia. Mas o que é feito pra sanar o problema do barranco, a gente não tem retorno nenhum sobre essa situação. Continua na mesma e é cada vez mais preocupante.”, disse o morador.
Até o momento, os moradores aguardam uma solução definitiva para evitar novos deslizamentos e garantir a segurança de todos na área.
Resposta
Em resposta ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Defesa Civil de Manaus informou que a situação é um problema antigo com um processo de reparo em andamento. No entanto, aguarda recursos de um pedido de empréstimo junto à Caixa Econômica para realizar o serviço. O órgão prometeu solicitar a aceleração do processo devido ao agravamento da situação.






