Redação Rios
BRASIL – O filme “O Agente Secreto” ultrapassou 1 milhão de espectadores e se tornou a maior bilheteria de um filme brasileiro em 2025, ao lado de “Chico Bento”, que também atingiu a marca. É a primeira vez que uma produção fora do eixo Sul–Sudeste alcança 1 milhão de espectadores nas salas de cinema do país, segundo dados da Ancine/OCA.
A conquista marca ainda um recorde para a carreira do diretor Kleber Mendonça Filho e para a distribuidora Vitrine Filmes, que entram pela primeira vez para o chamado “clube do milhão”. Atualmente, o longa está em cartaz em mais de 200 cinemas em todo o Brasil.
O público respondeu positivamente à narrativa e à ambientação, o que reforça o interesse por filmes nacionais e a conexão com histórias produzidas no país.
Leia também: Rios Entrevista: Adanilo reforça protagonismo amazônico após 14 anos no audiovisual
Premiações e reconhecimento internacional
“O Agente Secreto” também vem se destacando na temporada de premiações internacionais. No Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana, o longa ganhou cinco prêmios: Melhor Direção, Melhor Roteiro, Direção de Arte, Montagem e Música Original.
O filme recebeu três indicações no Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme de Drama, um recorde para produções brasileiras, além de disputar Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama com Wagner Moura, que também se tornou o primeiro latino-americano indicado na categoria de Melhor Ator no Critics Choice Awards.
Em outros festivais e premiações internacionais, o longa concorre a prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, incluindo o Spirit Awards, Lumières Awards, San Diego Film Critics Society Awards e San Francisco Bay Area Film Critics Circle. Entre os 30 prêmios já conquistados, destacam-se os reconhecimentos em Los Angeles, Nova York e Cannes, onde o filme foi o título mais celebrado em 2024.
Exibição internacional
“O Agente Secreto” já foi visto por mais de 40 mil espectadores na Alemanha e em Portugal. O lançamento na França será em 17 de dezembro, na Itália em 29 de janeiro, e no Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro. Nos Estados Unidos, a abertura começou em cidades como Nova York, Los Angeles, São Francisco e Boston, seguindo em Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle e Austin.
O longa é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, coprodução da francesa MK2 Films, alemã One Two Films e holandesa Lemming, e distribuição brasileira da Vitrine Filmes, com patrocínio da Petrobras.
Sinopse
Brasil, 1977. Marcelo, especialista em tecnologia na casa dos quarenta, retorna ao Recife em busca de paz, mas descobre que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
*Com informações da assessoria












